Conheça a historia do projeto “Amazônia Walls” por Amazon

O mundo urbano cheio de concreto cinza de Amazônia sendo transformado em arte

Entrevistamos o artista Amazon de Manaus sobre todo processo criativo e historia do projeto “Amazônia Walls” e veja o que ele nos contou :

Esse projeto iniciou com outro projeto independente chamado Mega Murais em 2012, onde o objetivo era trazer pra manaus a tendencia mundial de trabalhos em grandes escala, houve dois mega murais totalmente independente, apenas com autorizações dos locais, já em 2105 a prefeitura resolveu fazer uns murais nos viadutos com projetos feitos por arquitetos, e eu fui chamado pra compor 3 murais, e impôs que só pintaria se fosse meu trabalho autoral e busquei apresentar algo dentro da linha que eles buscavam. E que também estivesse na mesma linha que trabalho pra que ambos os lados ficassem satisfeito.

E consequentemente chamei amigos que tem a mesma sintonia de trabalhos, na primeira etapa convidei o Raiz, Bulk, Choke, depois agreguei mais alguns durante o processo com Mega, Signus, Denis, Pial e Soft. Nosso mural teve bastante repercussão dentro e fora do estado e abriu portas esse ano pra mais 4 murais no mesmo processo nesse agora chamado de projeto “Amazônia Urbana“, que visa retomar com a alma da amazônia o suporte concreto que domina o meio ambiente urbano.

As ideias dos murais foram surgindo naturalmente, já que conheço bem os artistas que sempre estão nos mesmo projetos e temos a mesma sintonia nos trabalhos e buscamos sempre usar o concreto como parte da composição, criando um universo paralelo de uma Amazônia Urbana por dentro desse gigantes de cinzas.

Nessa segunda etapa agreguei artistas de outras Crews como forma de democratizar os espaços conquistados pelo nossa Crew chamada “Violência Artística Nacional“. Então foram chamados novamente o Raiz, Denis, Signus, Soft, Mega, Bulk, Adonay, Hulk e Babu (cuiaba). Durante esse processo e dentro do projeto Amazônia Urbana criamos o festival “Amazônia Walls” como coroamento dessa conquista iniciada em 2012.

Amazônia Walls e um projeto a longo prazo que visa alem de divulgar o graffiti amazônico em larga escala, busca também intercâmbios com artistas nacionais e futuramente internacionais. É um evento que tem como objetivo se tornar anual e agrear outros elementos do Hip Hop e também se expandir alem das fronteiras do amazonas.

Todo esse projeto ta tendo uma grande importância na projeção de vários artistas que aqui estão pintando ha mais de 15 anos no ostracismos da região amazônica que agora estão buscando seu espaço no cenário nacional e futuramente quem sabe internacional.

Categorias
Murais
.

Relacionados por