Conheça o artista Gaúcho “Ilustre Z”

PRIMEIROS PASSOS

Ezekiel Moura, conhecido no meio artístico como Ilustre Z, trabalha como ilustrador e artista plástico há seis anos. Antes disso, demorou um pouco para assumir sua vocação para as arte. Iniciou três faculdades, mas não conseguiu concluir nenhum dos cursos. Até achar no desenho sua verdadeira vocação.  O desenho para ele é como uma compulsão. 

ilustra z mural art

 

“Meu interesse pela arte sempre existiu, não lembro de um dia que eu não tenha desenhado, pensando em desenhar, ou lamentado por não estar desenhando. Contudo, houve um tempo em que eu pensei ser advogado, noutro designer, mas a arte sempre foi  meu guia, minha válvula de escape. Minha melhor terapia, e principalmente, uma característica essencial do meu espírito. Imaginar algo e conseguir transformar a imaginação em algo real que pode atingir e mudar o mundo, soa pretensioso, mas é um pouco do potencial que arte tem a oferecer, e eu sempre entendi a arte dessa forma, uma ferramenta para mudar a realidade” contou.

 Sua influência vem principalmente do feedback de quem o acompanha através das redes sociais. Pois esse canal de interação é capaz de lhe apontar quando a composição de umas de suas criações está sobrando ou faltando para atingir as pessoas. Com essa troca, vai criando seu estilo e a maneira de se expressar. 

ezekiel moura - ilustrar

VIVER DA ARTE

“Bem, dizer que viver de arte é difícil, é como dizer que a chuva é molhada”. 

 Segundo Ilustre Z, a maior dificuldade não é o fato das pessoas (família, amigos, amores, conhecidos) não o levar a sério quando  alguém diz que você é um artista, o mais difícil é o artista se ver como um. Depois de um tempo vivendo de arte, pagando aluguel, material, e se apresentando como artista fica mais fácil.  Dificuldades surgem junto com as responsabilidades, sempre será complicado para qualquer pessoa, inclusive em outras profissões, a única solução para Ilustre Z é resolver e se virar.

 

ilustra z mural arte

INSPIRAÇÃO

A inspiração para suas obras vem de diversas vertentes, desde quadrinhos e filmes à magia e o esoterismo.  Amante dos signos, alquimia, história da arte e uma boa música, Ilustre Z filtra para suas obras inspirações que vem de todos essas coisas e seus significados. 

Sua paleta de cores preferida é vermelho, amarelo e branco, mas as cores só aparecem quando ele deseja destacar algo da narrativa gráfica.  Seus desenhos para podem ser vistos nas fotos abaixo usam a cor branca de forma predominante com traços e delineação em tons de preto. 

ilustra z ilustrar

OBJETIVOS, SONHOS E CONQUISTAS

A arte trouxe para Ilustre Z inúmeras coisas boas. ” Tudo que tenho de bom, amigos, amor, alegrias, satisfação, trabalho, desafios e respeito, tudo vem da arte” confessou. Apesar dos benefícios que conseguiu através da arte, ele confessa que  para viver da arte é preciso comprometimento.  “Trabalho muito mais do que a maioria das pessoas. O Artista é uma pessoa que trabalha muito, sem férias, sem tempo. Se você não trabalha, não aproveita as oportunidades de mostrar o trabalho, e principalmente, não cria oportunidades”.

Seu próximo sonho é escrever e ilustrar um livro. Escrever pode ser um desafio que talvez seja mais maravilhoso do que qualquer outra coisa que já criou. 

Hoje ele mora em Curitiba, vive exclusivamente da sua arte, toma muito café e ama gatos.

DICA PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO

“Para os leitores, bem, eu gostaria de ter algo além de “algumas suspeitas”, eu gostaria de ter “certezas”, placas que pudessem guiar alguém interessado pelo tema e em ser artista para o melhor caminho. Mas eu não tenho nada além de conjecturas, algumas experiências e muita coisa ainda a aprender. Se eu pudesse dizer algo que realmente funciona é apenas “continuar”. É como escalar, você vai ver amigos, conhecidos, inimigos sendo melhor remunerados, conquistando respeito e posições que você jamais terá seguindo pelo caminho que escolheu. Mas se você ama o que faz, continua. Você vai sentir decepção, injustiça, angustia, desespero muitas vezes… vai se deparar com pessoas rindo, dizendo que é perda de tempo, dinheiro, e algumas vezes você vai concordar com eles, mas se você é sincero, e apaixonado, continua. Vincent van Gogh nasceu, cresceu e morreu em meio a pessoas que não o entendiam, respeitavam e tão pouco souberam valorizar o trabalho ao qual ele dedicou a vida, mas ele continuou, até a morte. Ser artista não exige reconhecimento, a arte exige desprendimento, altruísmo e acima de tudo isso, ela pede seu amor, ódio, paixão, fúria e sonhos. É possível que eu morra, você morra e a maioria das pessoas a nossa volta morram sem entender o tempo em que vivemos, mas daqui a cinquenta anos, cem, mil anos, a humanidade vai entender nossa história com base na arte que produzimos. Porque desde o início da história, foram os artistas e não os líderes e generais que olharam para o mundo e imaginaram algo melhor. Então continue o quanto puder, e com o maior número de alegrias e realizações possíveis, e quem sabe nosso trabalho conte um pouco de como as coisas foram, e com sorte tenhamos coisas boas a contar. Continue.”

 

ezekiel muralista


Mais informações sobre Ezekiel Moura (Ilustre Z) :

Instagram : @ezekiel.moura
Facebook : Ilustre Z

Ilustrações

ilustra z art ilustracao

ilustra z art

ilustra z arte

Murais

mural ilustra z ezekiel foodog

Ezekiel Moura - mural 8

ilustra z artista

ilustra z mural

mural ilustra z

Ezekiel Moura - mural 7

mural ilustra z ezekiel

Categorias
IlustraçõesMurais
Pesquisa

Posts mais populares

error: