Artista gaúcho Ezekiel Moura conhecido como “Ilustre Z”

Ilustrador e Muralista cria suas artes com temas como magia, alquimia, esoterismo, signos e historia da arte.

Conheça um pouco sobre Ezekiel Moura conhecido como Ilustre Z, gaúcho, nasceu em 1986, tem 29 anos. Trabalha como ilustrador e artista plástico a seis anos. Antes disso ele desenhava e criava muito mas não divulgava as artes. Estudou dois anos de Direito, mais um ano de design e iniciou também artes visuais. Não terminou nenhum dos cursos e fala que é péssimo aluno. O desenho é uma compulsão então ele fica entediado e angustiado se forçado a ficar parado sem fazer nada. Moro em Curitiba/Brasil, ama café, ama gatos e ama o que faz.

ilustra z mural art

Veja abaixo a entrevista que fizemos a Ilustra Z :


1 – Como surgiu seu interesse por arte ?

Meu interesse por arte sempre existiu, não lembro de um dia que eu não tenha desenhado, pensando em desenhar ou lamentar por não estar desenhando . Contudo houve um tempo em que eu pensei ser advogado, noutro designer…Mas a arte sempre foi  meu guia, válvula de escape, terapia, e principalmente, uma característica essencial do meu espírito . Imaginar algo e conseguir transformar a imaginação em algo real que pode atingir e mudar o mundo, soa pretensioso, mas é um pouco do potencial que arte tem a oferecer, e eu sempre entendi a arte dessa forma, uma ferramenta para mudar a realidade.

2 – O que te influenciou a ilustrar ?

O que me influencia principalmente é o feedback de quem me acompanha, eu uso as redes sociais pra criar um ideário que converse da maneira mais ampla possível, então quando crio algo de que gosto muito, mas não sou compreendido, procuro entender porque não consegui atingir as pessoas, o que na composição ou no tema faltou ou sobrou, e com esse processo vou criando o estilo e a maneira de me expressar. 

ezekiel moura - ilustrar

3 – De onde buscou referências e inspiração para seu estilo ?

Sobre as inspirações, bem, acredito que todos tem referencias, eu tenho várias, quadrinhos, filmes, temas como magia, alquimia, esoterismo, signos, historia da arte, uma boa música. Dificilmente eu vou criar um mural sem ouvir a playlist certa para a obra.

 4 – Qual é sua combinação de cores predileta ?

As cores.Uso pouca, na verdade elas aparecem de vez ou outra pra destacar algo da narrativa gráfica. Eu gosto de vermelho, amarelo, mas acredito que o branco é o que mais me agrada.

ilustra z mural arte

5 – Quais são seus artistas prediletos ?

Eu sou apaixonado por Moebius, Maurits Cornelis Escher, Dalí, Picasso, Miró. Atualmente deixaram de ser referencia por eu entender que meu caminho e minha forma de entender arte e ser artista é diferente, vivo em um tempo diferente e construo as ideias de forma diversa…mas são alguns do panteão que eu adoro.

6 – Como foi o inicio e quais às barreiras que você enfrentou ?

As dificuldades. Bem, dizer que viver de arte é difícil, é como dizer que a chuva é molhada. O caso é que a principal barreira não é o fato de que os outros (família, amigos, amores, conhecidos) não vão te levar a sério quando dizer que você é um artista, o mais difícil é o artista se ver como um. Depois de um tempo vivendo de arte, pagando aluguel, material, e se apresentando como tal, fica mais fácil, mas não é difícil o dia em que algo da errado, ou que uma crise chega e de uma hora pra outra você se vê sem dinheiro e sem expectativa alguma è normal, complicado, como qualquer outra profissão. O jeito é resolver e se virar.

ilustra z ilustrar

7 – Quais foram as coisas boas, que a sua arte te trouxe ?

As coisas boas…basicamente tudo. Tudo que tenho de bom, amigos, amor, alegrias, satisfação, trabalho, desafios e respeito. Tudo vem da arte. Trabalho muito, mais do que a maioria das pessoas. Isso é importante. O Artista é uma pessoa que trabalha muito, sem ferias, sem tempo…se você não trabalha, não aproveita as oportunidades de mostrar o trabalho, e principalmente, não procura criar oportunidades, você não é artista, pode ser um entusiasta, mas para mim, arte é algo que exige da pessoa um comprometimento tremendo.

8 – O que ainda não fez artisticamente e gostaria de fazer ?

Bem, eu gostaria de escrever e ilustrar um livro. Talvez um dia, mas escrever é algo muito mais efetivo e maravilhoso de criar do que qualquer outra coisa.

ezekiel muralista

9 – Se você não fosse ilustrador o que você gostaria de ser ?

Se eu não fosse um ilustrador eu com certeza seria ator. Teatro é algo absurdamente mágico, é também uma experiência de enfrentamento com o público extremamente diferente da que um artista plástico tem. Eu seria um ator provavelmente, dessas trupes que vão de cidade em cidade fazendo pequenos espetáculos em praças e mercados.

– Deixe uma mensagem para nossos leitores.

“Para os leitores…bem, eu gostaria de ter algo além de “algumas suspeitas”, eu gostaria de ter “certezas”, placas que pudessem guiar alguém interessado pelo tema e em ser artista para o melhor caminho. Mas eu não tenho nada além de conjecturas, algumas experiências e muita ainda a aprender. Se eu pudesse dizer algo que realmente funciona é apenas “continuar”. É como escalar, você vai ver amigos, conhecidos, inimigos sendo melhor remunerados, conquistando respeito e posições que você jamais terá seguindo pelo caminho que escolheu. Mas se você ama o que faz, continua. Você vai sentir decepção, injustiça, angustia, desespero muitas vezes…vai se deparar com pessoas rindo, dizendo que é perda de tempo, dinheiro…e algumas vezes você vai concordar com eles, mas se você é sincero, e apaixonado, continua. Vincent van Gogh nasceu, cresceu e morreu em meio a pessoas que não o entendiam, respeitavam e tão pouco souberam valorizar o trabalho ao qual ele dedicou a vida, mas ele continuou, até a morte. Ser artista não exige reconhecimento, a arte exige desprendimento, altruísmo e acima de tudo isso ela pede seu amor, ódio, paixão, fúria e sonhos. É possível que eu morra, você morra e a maioria das pessoas a nossa volta morram sem entender o tempo em que vivemos, mas daqui a cinquenta anos, cem, mil anos, a humanidade vai entender nossa história com base na arte que produzimos. Porque desde o início da história, foram os artistas e não os líderes e generais que olharam para o mundo e imaginaram algo melhor. Então continue o quanto puder, e com o maior número de alegrias e realizações possíveis, e quem sabe nosso trabalho conte um pouco de como as coisas foram, e com sorte tenhamos coisas boas a contar. Continue.”


Mais informações sobre Ezekiel Moura (Ilustre Z) :

Instagram : @ezekielmoura
Facebook : Ilustre Z
Site : ilustrez.wix.com/ilustrez

Ilustrações

ilustra zilustra z art ilustracao ilustra z ilustrator ilustra z art ilustra z arte

Murais

mural ilustra z ezekiel foodog Ezekiel Moura - mural 8 ilustra z artista ilustra z mural mural ilustra z Ezekiel Moura - mural 7 mural ilustra z ezekiel

Categorias
IlustraçõesMurais
.

Relacionados por