Conheça a historia do artista “GUD” e seus graffiti

"Sua inspiração vem das experiências de vida, convertendo sentimentos, sensações, revoltas, em imagens expressivas"

Conheça um pouco da historia do Artista Marcelo Gomes conhecido como GUD, faz graffiti desde 1995. Nascido e criado na cidade de Belo Horizonte/MG/Brasil. Ele nos conta que começou a engajar no mundo das artes através do pixo. Juntamente com o pixo rapidamente começou a usar alguns tipos de drogas, naquela época a parada era bem marginal mesmo. Seu gosto musical era o rock, e era bem rebelde. Um amigo seu esteve em Brasília (Distrito Federal) e trouce essa ideia do Graffiti e do Hip Hop, e aplicou, e então começou a fazer desenhos no papel e logo em seguida, nas paredes de seu bairro.

Os materiais eram muito caros e não existia spray e nem bicos próprios para graffiti e era tudo na tora, com poucos recursos. E passou a curtir também o som dos guetos, o Rap.

Seu pai é um ótimo desenhista, e acho que foi por isso que se apaixonou tanto com a parada, o desenho já estava em seu DNA (risos).

E então, ele não parou mais com o graffiti, mas também se envolvi com drogas mais pesadas tipo chá de lírio, cocaína e outras. Essas drogas trouxeram consequências violentas, após voltar de uma viagem de 3 dias dopado por chá de lírio, bateu uma puta depressão, ficou trancado em casa por um ano. Mas ao mesmo tempo ele nos conta que Deus tinha um propósito em sua vida. Nestes 12 meses se dedicou muito ao desenho, desenhava 24 hrs. Era seu conforto desenhar…E então, ficou bem e foi pra rua, louco por graffiti e criou o apelido de GUD.

Arrumou alguns empregos mas nenhum o preenchia, nenhum deixava ele feliz. O que ele queria mesmo era pintar, e assim foi. GUD  : “Tenho muito a agradecer ao meu camarada que hoje se encontra em Brasília, Wagner apelido PUZ ou GUINÈ o personagem que me fez mudar minha história !”

Hoje livre das drogas e fazendo o que mais gosto e com uma esposa maravilhosa, estou muito feliz. Minha meta é ir bem long, por que essa vontade de evoluir pulsa muito forte dentro de mim. Mas já sou muito grato a Deus. O que vier a mais  é lucro !!!

Veja a entrevista com GUD :


1 – Todo mundo que acompanha seu trabalho deve ter a curiosidade de como surgiu seu interesse pela arte, você pode contar pra gente ?

Conto sim é claro. Tudo começou através da pichação. Eu tinha por volta dos 15 anos e os colegas da escola começaram a pichar. O  motivo segundo eles era o ibope a fama, o respeito em um determinado nicho, onde as minas curtiam e o manos respeitavam. Quanto mais ousado o pichador, maior era o seu ibope ! E então comecei a pichar também. Eu queria as gatinhas e o respeito dos camaradas ! Pichei por cerca de 2 anos, fui preso algumas vezes e voltava a pichar. Até que comecei a achar essa filosofia muito fútil depois que conheci o graffiti !

2 – Quem ou quais circunstâncias te levaram a arte como uma carreira  a ser seguida ?

Eu apenas pintava, sem perspectiva de ser ou ter uma carreira artística. Eu pintava formas e cores apenas pelo prazer mesmo, até que por volta de 2002 /2003, 8 anos após o meu início no graffiti, começaram a surgir oportunidades de me manter financeiramente com minha arte, ai foi inevitável, eu vivia do que eu gostava. E eu fazia meus trampos ilegais na rua, autorais, sempre com o graffiti de raiz em primeiro plano !

3 – Quais foram os maiores desafios e dificuldades como artista ? 

Eram muitas as dificuldades, as tintas eram caras, não tinha informação sobre o assunto, não era valorizado pelas pessoas(eu escutei muito…vai trabalhar vagabundo, pichador, você cobra?) mais nunca cara a cara comigo (risos). Era feito por amor mesmo ! E mais pra frente as dificuldades eram uma identidade artística própria, uma técnica diferenciada. Diante da diversidade de artistas bons espalhados pelo mundo globalizado !

4 – Como foi a definição do estilo que você gostaria de trabalhar ?

Foi difícil, porque eu gostava de tudo, Letras, 3d, Personas, Abstrato, etc…e eu só tinha tinta pra fazer um estilo. E então falou mais alto os personas em técnica realista !

5 – De onde vem seu sopro de inspiração ?

Minha inspiração vem das minhas experiências de vida, são 24 horas convertendo sentimentos, sensações, revoltas, em imagens expressivas ! Eu respiro arte !

6 – Quais artistas do cenário atual você admira ?

Muitos por exemplo : Telmo e Miel, Mike Dargas, Gottfried helnwen, Saturno, Etam Cru, Tasso, Case, Salvador Dali(Eterno). São muitos, seja do graffiti, seja da musica ou da arquitetura, pintura ! As ideias e posicionamentos, filosofias ou pintura acadêmica !

7 – O que você ainda sonha em realizar com a sua arte ?

Conhecer as maravilhas de Deus pela terra pessoalmente. Eu quero, se for da vontade de Deus, viajar bastante ! Conhecer culturas, línguas, lugares…e elevar meu espírito ainda mais !

8 – Quais foram as coisas boas, que a sua arte te trouxe ?

Cultura, meu encontro comigo mesmo (ter certeza que foi pra isso que eu nasci), minha experiências das quais eu não me arrependo. Creio que se eu não trilhasse este caminho, eu não teria conhecido minha esposa e várias outras pessoas bacanas. E meu trampo, meu ganha pão, agradeço a Deus sempre por isso.

9 – Se você não fosse artista, qual séria o plano b ?

Acho que seria artista ! (risos). Eu curto muito criar mecanismos, produtos, tipo designer de produtos.

10 – Alguns artistas curtem ouvir músicas durante o processo criativo, com você funciona da mesma forma ? E na sua playlist o que não pode faltar ?

Curto muito. É uma inspiração e tanto. Essa pergunta me faz lembrar de um camarada meu, o Ataíde Miranda. Mais gosto muito de Racionais Mc’s .

11 – Deixe uma mensagem para os nossos leitores.

“Ai público alvo, tamo junto. Esse é um pouco das minhas opiniões atuais. Agente não deve agradar ninguém a força. Acho que temos que ser verdadeiros. As diferenças nos mostram outros ângulos que existem quer queremos ou não. E eu espero ter colaborado para que você tenha absorvido um novo ângulo ! Muito obrigado aos companheiros de sonhos, Arte sem Fronteiras.” !


Mais informações sobre GUD :
Instagram : @gudassis
Facebook : Gud Assis

Categorias
Murais
.

Relacionados por