Artista Plástico “Fabiano Millani” e seu realismo em arte

O realismo desenhado e pintado em diversas telas inspiradas no seu cotidiano.

Fabiano Millani nasceu em São Paulo no dia 27 de junho de 1981, paulista de origem e gaúcho de criação. Millani começou a sua carreira artística aos 17 anos, no ano de 1997, ao fazer um curso de desenho artístico com Edegar Cavalheiro. Essa experiência o impulsionou a iniciar a sua incansável busca pelo realismo.

No ano seguinte (1998) iniciou sua carreira como artista plástico, no mesmo período em que ministrou pela primeira vez o curso de desenho no Município de Santo Ângelo. Em 2003, Millani expandiu suas fronteiras, conquistando o 3° lugar no concurso Estadual “Descobrindo Talentos” com a obra “O Executivo”. Ainda nesse mesmo ano, desperta a sua paixão pelas tintas e conclui um curso de pintura contemporânea com o artista Tadeu Martins.

Fabiano Millani - Pinturas realism

No ano de 2004, com a pintura “Cartas vermelhas” conquista o 2º lugar no concurso “80 anos da Coluna Prestes”. Nessa época, Millani também amplia o seu curso de desenho para outras cidades da região e leciona na VII Semana Acadêmica de Artes, Comunicação e Música da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Buscando outros desafios, em 2005, Millani inicia os seus primeiros trabalhos no estilo figurativo, pintando diversas telas inspiradas no seu cotidiano. Nesse contexto, é convidado para pintar o seu primeiro monumento denominado “Cristo na cruz”, de 9 metros de altura, em São Valentim do Sul (RS).

Fabiano Millani - Pinturas art

Demarcando a evolução do trabalho artístico de Millani em 2006 conquista o 1º lugar no concurso de pintura alusivo ao 61º aniversário de criação do 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo. Dando continuidade ao reconhecimento de seu trabalho, em 2007, sua obra “Meu pequeno anjo” é retratada no calendário da ACRILEX. Em 2008 conquista o 1º lugar no concurso de pintura do Depósito de Subsistência de Santo Ângelo (DSSA) e em 2009 inova ao conquistar o 1º lugar Regional no SESI Descobrindo talentos com a escultura (ENTRE – PARENTESES).

Fabiano Millani - Pinturas tigre

Em 2009, Millani constrói o seu atelier, no qual trabalha exclusivamente como artista plástico e professor de desenho e pintura. Suas conquistas mais recentes foram o 1º lugar no Concurso Nacional de Desenho Realista Dessiner WordPress, com o trabalho “Carona ao realismo” e o reconhecimento cultural e acadêmico com a publicação de duas telas no livro da Bienal Cristal de Talentos, promovido pela Bienal Internacional do Livro de São Paulo, ambas no ano de 2010.

Foto- Carona ao realismo – Fabiano MillaniFoto: Carona ao realismo – Fabiano Millani

Em 2011 Millani conquista novamente o 1° no Concurso Nacional de Desenho Realista Dessiner WordPress, com o trabalho “Resiliência” e tem sua obra “Rosa Amarela” retratada no calendário da ACRILEX.

Atualmente trabalha em tempo integral em seu atelier de pintura, localizado na Rua Antunes Ribas n° 1186, sala 107.

Veja a entrevista que fizemos a Fabiano Millani abaixo :


1 – Como surgiu seu interesse pela arte ?

Meu interesse pela arte surgiu através da observação, sempre gostei muito de rabiscar enquanto aguardava por algo ou até durante as aulas. Era algo intuitivo, que foi surgindo aos poucos e acabou se tornando indispensável no meu dia a dia.

2 – O que te influenciou a ser um artista plástico ?

Foram às pessoas próximas a mim e que têm maior convivência que acabaram me influenciando, pelo fato de me pedirem desenhos e admirarem o trabalho que eu fazia.

Fabiano Millani - Pinturas hiper realismo

3 – Como foi o inicio e quais às barreiras que você enfrentou ?

Acredito que ainda estou no início do meu trabalho, pois a vontade de estar aprendendo é a mesma. Claro que amadureci minha observação, consigo analisar erros e acertos que talvez antes eu não observasse e isto me faz querer continuar e estar sempre buscando o melhor. A principal dificuldade da arte é você conseguir viver disso, conseguir uma boa demanda de trabalhos. Quando estamos começando muitas vezes nos iludimos com o que estamos fazendo achando que o amador é profissional, não enxergamos os erros por estarmos apaixonados pelo que se está fazendo.

4 – Quando consolidou seu estilo ?

Creio que ainda estou vivendo experimentos, não me fixei em um estilo próprio. Devido a diversas pinturas que são encomendadas, acabo gostando desta mistura entre abstrato e realismo. Acredito que não há foco em estilo. Tudo que está ao alcance dos nossos olhos, podemos realizar, existindo apenas um filtro sobre nossa visão.

5 – De onde buscou referências para seu estilo ?

Gosto muito das cores complementares. Os artistas que admiro o trabalho e me inspiro são Lora Zumbie, Alyssa Monks, Eloy Morales.

Fabiano Millani - Pinturas acrylic

6 – Quais foram as coisas boas, que a sua arte te trouxe ?

A arte me trouxe o prazer por trabalhar em algo que gosto e a satisfação por não se tornar algo repetitivo, pois estamos sempre abertos a conhecer estilos novos e maneiras novas de trabalhar.

7 – O que ainda não fez artisticamente e gostaria de fazer ?

Nunca obtive experiência com tatuagens, algo que nunca fiz e tenho curiosidade.

8 – Se você não fosse artista plastico o que você gostaria de ser ?

Não sei especificar, até cheguei a trabalhar com marcenaria e eletrônica, mas não me dei bem nessas áreas e acabavam me entediando, e as coisas divertidas como ser jogador de futebol, ter uma banda de rock eu era muito ruim não tinha o menor talento.

Millani - Cartunista

9 – Deixe uma mensagem para nossos leitores.

“Uma mensagem para os leitores seria de que fizessem o que gostam, as pessoas devem seguir sua vontade e investir em seus dons. Fazer o que se ama nos realiza como pessoas e como profissionais. Para aqueles que estão começando na arte, deixo uma dica para que ao finalizar o trabalho coloquem o na frente do espelho, parece estranho, mas você saberá como os outros verão seu trabalho e assim poderá enxergar os erros que durante a realização você não observa por estar apegado ao que você está desenvolvendo. Isto irá contribuir para sua percepção e isso o ajudará a aprimorar seus talentos. E como o básico de tudo, seja humilde para absorver das pessoas que te cercam o que cada uma tem de melhor.”


Mais informacoes sobre Fabiano Millani :

Youtube : Fabiano Millani
Instagram : @fabiano_millani
Twitter : @fabianomillani
Facebook : Fabiano Millani
Site : www.millani.net

Veja mais algumas artes selecionada por nos de Millani abaixo :

Desenhos Hiper-Realismo

Fabiano Millani - desenho realista

Time Lapse : Um desenho rápido “Olho”

Fabiano Millani - desenho realism

Time Lapse : Como desenhar um ovo perfeitamente frito

Pinturas Hiper-Realismo

Fabiano Millani - Pinturas pai Fabiano Millani - Pinturas

Time Lapse : Pintura a óleo – “Olho”

Fabiano Millani - Pinturas ave Fabiano Millani - Pinturas arte Fabiano Millani - Pinturas rosas

Caricaturas

Fabiano Millani - Caricatura dentista Fabiano Millani - Caricatura dentista draw

Categorias
IlustraçõesPinturas
.

Relacionados por