Conheça o artista “Sapiens” e seus graffitis

Abordando os conceitos, crítica ao individualismo e valorização da diversidade cultural

Camilo Thomaz Benedito, vulgo Sapiens, é nascido e criado no distrito da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, conhecido como um dos locais de maior vulnerabilidade social da periferia deste centro urbano, referência na área de mobilização popular e “celeiro” de diversos artistas contemporâneos. Este contexto impactou indelevelmente a cosmologia do artista, que, formado em Ciências Sociais, desde 2004 faz do graffiti e da intervenção urbana formas de ação cidadã.

sapiens mural caveira

Abordando os conceitos crítica ao individualismo e valorização da diversidade cultural e da brasilidade, utiliza elementos geométricos que remetem às formas urbanas, à racionalização dos espaços e da vida e à contradição entre o olhar bidimensional e o todo circular e tridimensional, sempre explorando a ação de “estar na rua” como elemento atitudinal articulador de sua proposta de ação cidadã. As cores, vivas e contrastantes, são expressões da diversidade e das contradições inerentes à sociedade em que vivemos, das tensões entre o público e o privado, o indivíduo e o coletivo.

sapiens e joks - muralMural por Sapiens e Joks em São Paulo/Brasil

Sapiens tem se consolidado como um dos mais expressivos e atuantes representantes da arte urbana paulistana. Teve e tem trabalhos em espaços, eventos e exposições tradicionais do graffiti.

Veja nossa entrevista com Sapiens abaixo : 


1 – Como surgiu seu interesse pela arte ?

Eu comecei a pintar em 2002, numa época em que eu sentia que havia um marasmo político e social, não haviam grandes manifestações, nem muitos debates como vemos agora. Eu vi a possibilidade de ocupar os muros da cidade como uma forma de quebrar essa mesmice e me expressar, levar o questionamento às pessoas no seu cotidiano.

sapiens graffiti mural

2 – O que te influenciou a grafitar e de onde vem suas referencias ?

Sempre curti desenhar. Colecionava HQs, frequentava muito o movimento punk, inclusive cheguei a fazer muito lambes e pixar frases de protesto. Essas referências estéticas e culturais me influenciaram. Quando conheci o trabalho do Escher, que joga com perspectiva e relativismo, pra mim foi muito importante pra começar a desenvolver o trabalho com o geométrico. Comecei a criticar de forma mais plástica o conceito de individualismo na nossa sociedade, em que todos convivem com os mesmos problemas, mas buscam soluções individuais. Hoje, além dessa questão do individualismo, meu trabalho reflete muito sobre a relação homem – natureza.

3 – Como foi o inicio e quais às barreiras que você enfrentou ?

No início foi bem difícil. A gente levava enquadro da polícia toda semana, a grana era curta, o material já era muito caro, era tudo muito improvisado e no vandalismo. Ninguém sabia o que era aquilo ou porque eu fazia aquilo. Na família também, numa casa de trabalhadores aquilo era perda de tempo e de dinheiro, e ainda corria o risco de ser preso.

sapiens mural gorila

4 – Qual é sua combinação de cores predileta ?

Gosto de trabalhar com uma palheta variada de cores, mas especialmente do verde. Sempre gostei de verde.

5 – Quais são seus artistas prediletos ?

Muitos artistas da minha geração, pessoas com as quais eu convivo na cena, eu admiro muito, tanto na arte como enquanto pessoas. Vejo que aprendi e troco muito com muita gente, como o Ozi, Smoky, Shalak, meu parceiro Joks, e muitos outros, principalmente a galera da Brasilândia, que sempre fortaleceu no corre. Incluindo Os Gêmeos, que sempre surpreendem.

sapiens - smoky - shalak - faya - feoneMural por Shalak / Fiya  / Sapiens / Feone / Smoky 

6 – Quais foram as coisas boas, que a sua arte te trouxe ?

A arte me proporcionou conhecer lugares, pessoas, a fazer muitos amigos. Me ajudou a me repensar enquanto pessoa e artista, sempre, qual é meu lugar no mundo, qual a função da minha arte, como ela se comunica com as pessoas comuns, no cotidiano.

7 – O que ainda não fez artisticamente e gostaria de fazer ?

O que eu ainda gostaria de fazer? Hum… gostaria de pintar painéis maiores, laterais de prédios, e viajar pra pintar em países que ainda não conheço. Também busco estar sempre evoluindo a minha arte, explorando novas formas, técnicas, ideias.

sapiens mundo paralelo

8 – Se você não fosse grafiteiro o que você gostaria de ser ?

Se eu não fosse grafiteiro, bem, não sou só grafiteiro, leciono Sociologia e Filosofia na rede pública estadual. Isso pra mim é indissociável, é unir as abordagens e conceitos que trabalho em sala de aula à prática de questionar os modos pré-estabelecidos, de convivência e organização social, a hipocrisia, as desigualdades, a destruição do meio ambiente, a ideia de progresso e de uma formação tecnicista, que não deixa espaço para o que é humano, como a arte. Por isso gosto muito de pintar nas minha quebrada e nas periferias, acho que é a valorização de um espaço e de pessoas que, pro sistema, não tem valor. Mas se isso não tivesse rolado pra mim, provavelmente trabalharia com animais, teria feito biologia, trabalhar com preservação de espécies, também é uma coisa que eu gostaria de ter feito.

sapiens mural peixes

9 – Deixe uma mensagem para nossos leitores.

Para as pessoas que estão lendo, digo que se estiver afim de fazer parte dessa cena, o mais importante é a atitude de estar na rua, de pintar pras pessoas, de ocupar o cinza. Tem que meter as caras. Desenvolver seu traço depende de foco e experimentação, de encontrar a galera do graffiti na rua e nos eventos e trocar ideia, aprender. É bom saber que não é glamuroso, exige muito suor, muito investimento físico e financeiro, mas se você curte mesmo, tem uma ideia pra passar, tem humildade no corre, sempre vai valer a pena.


Mais informações sobre Sapiens :
Instagram : @sapiens_questione
Facebook : Sapiens
Flickr : Oco Sapiens

Veja outros Murais de Sapiens :

sapiens

sapiens filha mural

sapiens mural

sapiens mural graff

sapiens mural elefante

sapiens natureza

sapiens natureza

Murais de Sapiens e Jokssapiens e joks - grafite sapiens e joks - mural arte sapiens - joks skull

sapiens mural skull joks

sapiens and joks

Mural por Mone / Sapiens / Smoky em Belo Horizonte / Brasilmone - sapiens - smoky

Mural por Kevin Ledo / Sapiens / Smokymural sapiens smoky kevin

Categorias
Murais
.

Relacionados por