Artista “Bruno Smoky” e sua historia no Graffiti

Ele está sempre em busca de intercâmbios artísticos, aprendendo e ensinando a arte, é parte de seu estilo de vida

Conheça o artista visual Bruno, também conhecido como “Smoky“, sua vida dedicado à arte visual. Desde a infância, o desenho e a criatividade sempre fez  parte da sua rotina diária. Em 2004, ele começou a pintar em paredes com tinta spray em Brasilândia, onde ele cresceu, bairro precário de São Paulo/Brasil. Smoky ganhou reconhecimento internacional e profissional através de suas viagens artísticas fora do Brasil como Chile, República Dominicana, Venezuela, Argentina, Paraguai, Suécia, UK, EUA e Canadá.

bruno-smoky-arte

Ele está sempre em busca de intercâmbios artísticos, aprendendo e ensinando a arte, é parte de seu estilo de vida. Ele trabalhou em várias organizações e ONGs que ensinam a história do graffiti e seu papel na sociedade para jovens em risco. Ele é o coordenador do Coletivo Essência Artes, e um membro fundador da Clandestinos Crew. Smoky mudou-se para Toronto/Canadá, juntamente com sua esposa e colaboradora artística Shalak, e continua a sua prática artística.

bruno-smoky-art

Conheça um pouco mais sobre “Bruno Smoky” em nossa entrevista abaixo :


1 – Todo mundo que acompanha seu trabalho deve ter a curiosidade de como surgiu seu interesse pela arte, você pode contar pra gente ?

Bom eu tive contato com arte desde criança, meu pai e minha mãe eram artesãos quando eu era pequeno e nos tínhamos esculturas e brinquedos de madeira por todo lado. Quando pequeno sempre quis ser engenheiro e arquiteto, porque tinha muito interesse em construções e arquitetura sempre desenhando e construindo coisas pequenas com madeira e pedaços de brinquedos quebrados. Mais como toda criança de periferia empinei muita pipa, joguei bolinha de gude, baralho, taco na rua, mãe da velha, andei de bike, skate, patins, carrinho de rolimã e também soltei muito balão aonde consegui ser muito criativo com meu lado artístico .

smoky

2 – Quem ou quais circunstâncias te levaram a investir na arte como uma carreira a ser seguida ?

Primeiro porque eu acredito muito em min, e por muito incentivo familiar. Nunca foi fácil mais também nunca desisti, sempre tive meu pé na arte como disse a cima, desde quando comecei a pintar nas rua ja sabia que era isso que queria para minha vida inteira, mais viver de arte eu comecei em 2007 quando deixei meu trabalho e só fazia arte, passei mo veneno mais graças a Deus eu fiz isso e certeza que por isso estou aonde estou em minha carreira hoje em dia, medo de apostar em minha arte foi algo que eu nunca tive graças a Deus.

bruno-smoky-home-graffiti

3 – E como foi esse primeiro passo em se encontrar como artista, quais foram os maiores desafios e dificuldades ?

Maior desafio para min foi ter material para pintar, mesmo quando comecei ja tinha Montana, os bicos bons e tau. Mais eram caros e eu só tinha dinheiro para comprar as latas vencidas da Colorgin automotiva, lembro que pintei muito com Colorgin Decor, Renner, Lukscolor, Wrow e tinta latex ate ter a oportunidade de comprar marcas boas de tinta ou ser chamados em eventos que supriam as tintas. Eu costumava trabalhar em dia de semana só para comprar tintas pro final de semana porque era só quando eu podia pintar e ai tinha que aproveitar ao máximo, quando comecei em Sao Paulo nos anos de 2003 tinha muita gente pintando, só na minha área tinha mais de 20 então para se destacar e ser diferente era difícil ate porque antigamente se dava muito valor a ter estilo próprio e ser original coisa que hoje em dia não se vê muito, quando vejo um trabalho achando que e um artista é outro que esta copiando. Eu tive muita dificuldade tentando achar meu próprio estilo e de uns tempos para ca tenho buscado muito isso, ter minha própria identidade mesmo sendo tão diverso.

bruno-smoky-graffiti-fish-barco

Por 3 anos da minha vida eu passei muita dificuldade morando sozinho no rio, era muito difícil viver de graffiti, para pagar aluguel, comida e transporte, durante um ano e alguns meses eu trabalhei a maioria do tempo com tatuagens e isso que me ajudou muito la, tanto financeiramente quanto artisticamente aprendi muito, e sou muito feliz por ter sacrificado meu tempo com a tatuagem naquela época também.

Graças a amigos  que fiz através do graffiti fui muito bem recebido sempre nas comunidades de la, por isso sempre falo que quando morei no rio foi muito bom para mim, tive muitos momentos maravilhosos la também e serei muito grato por isso sempre, por isso quando estou no Brasil faço questão de estar no Rio pelo menos uma semana .

bruno-smoky-kelowna-wall

4 – Como foi a definição do estilo que você gostaria de trabalhar ?

Eu sempre procurei ter meu estilo próprio e identidade ate porque quando comecei era muito importante tudo isso, hoje em dia sou muito feliz e orgulhoso do que fui capas de criar ao longo desses 13 anos de rua. Não tem uma pessoa que vê meu trabalho e não saiba que e meu isso e o que me faz mais feliz. Como disse a cima mesmo tento um trabalho tão variado busco sempre ter meu estilo em tudo que faço . Costumo chamar meu estilo de SMOKYSTYLE porque e algo único e se for para por uma categoria e essa que colocaria !

bruno-smoky-paint

5 – De onde vem seu sopro de inspiração ?

Acho que vem de tudo que vejo e que atrai minha atenção, gosto muito de natureza e de vida urbana, eu procuro misturar muito os dois em meu trabalho. O Mundo esta cheio de referencias basta você olhar e estar em busca de inspiração. Quando era mais novo nisso buscava muita inspiração em outros artistas mais percebi que para você pintar e ser autentico tem que buscar referencias de maneira natural, e não usar trabalhos de outros artistas como base. Eu gosto muito de tirar fotos e buscar como referencia minha vida, se tenho uma ideia me esforço o máximo para desenhar e chegar o mais perto do que eu imagino, por isso desenho bastante.

bruno-smoky-sprayart

6 – Quais artistas do cenário atual você admira ?

Eu tenho muito respeito a todos os artistas e amigos que pintam!  Mais admiração tenho aos que são Originais !

7 – Quais cores não podem faltar no seu trabalho ?

Nossa se for para falar todas que gosto de usar não ia ter espaço aqui(risos).
Mais para mim depende do que vou pintar, sempre busco trocar minhas combinações, geralmente vou de cores mortas com cores vivas como contraste.

smoky-series

8 – O que você ainda sonha em realizar com a sua arte ?

Tenho tantos sonhos incluindo minhas criações. Alguns deles são, construir minha própria casa no meio das arvores , fazer uma instalação em um grande Museu e ter a possibilidade de fazer um filme de animação com desenhado e escrito por min !

9 – Quais foram as coisas boas, que a sua arte te trouxe ?

Muitas experiências boas, viagens, oportunidades inesquecíveis  ter a oportunidade de criar meu próprio mundo, e o melhor de tudo ter conhecido minha esposa Shalak através da arte.

10 – Se você não fosse artista, qual séria o plano b ?

Engenheiro ou Arquiteto.

bruno-smoky-lesma

11 – Alguns artistas curtem ouvir músicas durante o processo criativo, com você funciona da mesma forma ? E na sua playlist o que não pode faltar ?

Oh yes !!!! Eu costumo escutar de tudo desde que seja escutar (risos).
Estou sempre trocando minha playlist, gosto de sempre escutar coisas novas mais nunca deixo minha antigas para traz.

Nacionais
1) Originais do Samba
2) Noriel Vilela
3) Rael da rima
4) Nocivo Shamon
5) Rodrigo Ogi
6) Cagebe
7) Racionais Mcs
8) Garotos Podres
9) Inicentes
10) Clássicos do Norte e Nordeste e bastante de MPB.

Internacionais
1) Trip – Hop, Down Tempo, Lo-fi e Nujazz
2) Calle 13
3) Sixto Rogriguez
4) Damian Marley
5) Johnny Cash
6) Putumayo
7) Joey Badass
8) Bjork
9) Die Antworld
10) Musica Latina e muito clássico Instrumental.

bruno-smoky-casa

12 – Deixe uma mensagem para os nossos leitores.

Primeiramente muito obrigado pela oportunidade de compartilhar um pouco da minha caminhada aqui.
Quero agradecer a todos os amigos, familiares e pessoas que acredita e acompanha meu trabalho e mesmo estando do outro lado do mundo estamos todos juntos em cores e  imagens, sentimentos transmitidos pelas paredes do mundão !
Um Grande abraço a todos com muita Humildade e Respeito ! Paz.


Mais informações sobre Bruno Smoky :
FaceBook : Brunosmoky
Instagram : @brunosmoky
Flickr : smoky_ftg
Site : www.brunosmoky.com

Veja alguns murais de Bruno Smoky e outros com Shalak Attack do projeto Clandestino.

 

Brunosmoky-4

Brunosmoky-16

bruno-smoky-graffiti-mural

bruno-smoky-mural-graffiti

bruno-smoky-mural

bruno-smoky-fish-home

smoky-clandestinoBrunosmoky-6

smoky-toronto

smoky-canada

bruno-smoky-home-mural

bruno-smoky-sapo

Brunosmoky-7Bruno Smoky em Recife / Brasil

smoky-1Bruno Smoky em São Paulo /  Brasil

Brunosmoky-10Bruno Smoky em Malmo / Suécia

Brunosmoky-9Bruno Smoky em Praia de São Vicente / São Paulo / Brasil

ClandestinosMural por Clandestinos (Brunosmoky / Shalak Attack) in Wynwood / Miami / USA

Brunosmoky-15Mural por Bruno Smoky / Shalak Attack / Fiya Bruxa em Toronto / Canada

smoky and shalakClandestinos  em Toronto / Canada

brunosmoky-clandestinoClandestinos (Brunosmoky / Shalak Attack) em Toronto / Canada

Fonte : Bruno Smoky

Categorias
Murais
.

Relacionados por