Conheça o artista visual “Nick Alive” e seus graffiti

O silêncio é o presente que Nick Alive coloca em suas obras

Conheça um pouco sobre o artista Nick Alive e sua historia no graffiti, ele ingressou ao mundo das artes visuais em 1997. Autodidata, aconteceu através da sua atuação como grafiteiro nas ruas de São Paulo/Brasil, cidade onde nasceu e se criou como artista.

nick-alive

De fundamental importância, o graffiti permitiu que Nick interagisse com opiniões e reações de pessoas que passavam pelos muros onde pintava, além de estar em contato com outros artistas com estilos e técnicas diferentes.  Foi onde aconteceram as trocas de ideias, opiniões e informações que formam a base da arte executada por Nick atualmente.  Pode-se dizer que o graffiti se trata do “Barulho” de Nick Alive. Que ainda é muito bem praticado.

nick-alive-mural-408b

Nas telas a busca tem origem no silêncio. O que foi construído durante a vivência com os encontros e experiências divididas durante o graffiti é desconstruído para surgir o novo. Seu processo de criação sobre as telas é mais demorado e solitário, fazendo surgir sentimentos e pensamentos que não têm espaço diante do barulho das ruas, das conversas, dos comentários, xingamentos e incentivos.

nick-alive-pic-by-artestenciva-meloNick Alive / Foto : Artestenciva Melo

 O silêncio é o presente que Nick Alive coloca em suas obras, e com este presente, olhar para sua obra se torna uma experiência de livre interpretação.

nick-alive-grafite-arte

Veja nossa entrevista com Nick Alive :


1 – Todo mundo que acompanha seu trabalho deve ter a curiosidade de como surgiu seu interesse pela arte, você pode contar pra gente ?

Vejo que muitos amigos tem bons discursos quanto a isso mas não hoje fazendo uma retrospectiva eu não posso mais afirmar se eu me interessei pela arte ou ela por mim, sempre gostei de desenhar, era e ainda é mais por necessidade do que por apenas interesse.

2 – Quem ou quais circunstâncias te levaram a investir na arte como uma carreira  a ser seguida ?

Um dos maiores motivos foi a liberdade, tive vários empregos fixos e esporádicos não relacionados a arte mas isso não me completava (aliás acho que quase ninguém é satisfeito com as escolhas que faz tendo em vista que o momento mais feliz da maioria das pessoas é a hora do almoço onde podem ficar um pouco longe do trabalho).

nick-alive-mural-graffiti

3 – E como foi esse primeiro passo em se encontrar como artista, quais foram os maiores desafios e dificuldades ?

Essa resposta ficaria muito chata se eu enumerasse todas as dificuldades e desafios que tive e ainda tenho mas assim como qualquer outra escolha ou caminho que se tomem elas são reais e intensas, o lance é dar o valor correto a esses desafios e não olhar pra eles como coisas negativas mas sim como algo que nos deixa mais forte pra continuar. Um elogio bem feito é tão bom quanto uma crítica bem feita, tudo depende de você saber ou não receber isso.

nick-alive-grafite

4 – Como foi a definição do estilo que você gostaria de trabalhar ?

Não creio muito em definições mas as pessoas as vezes me perguntam isso e sempre retorno com uma pergunta: qual é esse estilo ? Como ja tive várias respostas diferentes acabo não sabendo responder, como disse antes, arte, entre outras muitas coisas é liberdade de se fazer o que quiser, não tive intenção de chegar a algum lugar com meu traço, sempre estudei pintura e desenho por que sentia e sinto que preciso melhorar no que faço (e ainda estou muito longe disso). Vejo hoje por parte de pessoas mais jovens que essa busca frenética pelo tal estilo mas no meu entender isso é de certa forma muitas vezes prejudicial porque la na frente talvez seja tarde pra tentar outros caminhos, talvez por fadiga ou preguiça ou vários outros fatores.

nick-alive-graffiti-art

5 – De onde vem seu sopro de inspiração ?

Do que vejo, do que vivo, do que leio, do que sinto, do que as pessoas que conversam comigo sentem, do meu entorno, o trabalho que pinto não é meu apenas, é meu também e de todo o resto a minha volta.

6 – Quais artistas do cenário atual você admira ?

Nicolas Nemiri, Dan Lam, Kim Jung Gi, João Ruas, Mark Ryden, Marcatti, Erika Sanada entre muitos outros. Difícil fazer uma lista com todos !

nick-alive-pic-by-child-hankertarMural por Nick Alive/Foto por Child Hankertar

7 – Quais cores não podem faltar no seu trabalho ?

Prefiro nomear uma que pode faltar sem problema algum, Verde!

8 – O que você ainda sonha em realizar com a sua arte ?

Não tenho desejos diretos com a arte mas gosto muito de viajar e ela me proporciona isso, quanto a arte em si, sempre deixei fluir e até aqui contemplado com coisas muito boas.

9 – Quais foram as coisas boas, que a sua arte te trouxe ?

Conhecer pessoas boas, arte é legal mas o ser humano é muito mais e os artistas por sua complexidade mais ainda.

nike-alive-graffiti

10 – Se você não fosse artista, qual seria o plano b ?

Algo relacionado a números, sempre gostei de geometria e matemática mas na verdade da pra unir e faço isso na arte então não existe essa possibilidade do “e se…”

11 – Alguns artistas curtem ouvir músicas durante o processo criativo, com você funciona da mesma forma ? E na sua playlist o que não pode faltar ?

As vezes o barulho dos pássaros das poucas árvores que tenho em casa ja é música o suficiente, as vezes coloco no random aqui e deixo rolando as 1000 e poucas músicas que tenho, não tenho muitas preferências quanto a música, depende do dia e do acaso ou da minha playlist ou do youtube.

nick-alive-mural-arte

12 – Deixe uma mensagem para os nossos leitores.

Não tenho mais muita coisa pra dizer a não ser pra todo mundo pensar um pouco mais antes de fazer as escolhas e mesmo depois de feitas, repensar e analisar se estão felizes com elas. Sou artista em formação e isso me completa, ja vi coletores de lixo sorrindo com o trabalho que tem e gerentes de banco tendo AVC com menos de 30, não se importe com o que o outro vai pensar desde que tuas ações e escolhas se restrinjam a você. Status é farsa, gravata e salto alto são também. Tentem em algum momento deixar os celulares em casa e ir a exposições ou teatros, sorrir sem mandar smiles, sujar as mãos de tinta mesmo não sendo artistas, abraçar seus filhos e não deixar as responsabilidades pras babás ou pras escolas. Sei que nem sempre é possível mas ao menos tentem ser feliz e deixar quem está ao entorno também ser. 🙂

Grato pelo convite e boas energias pra equipe.


Mais informações sobre Nick Alive :
Instagram : @nickaliveone
Twitter : @nickaliveartist
Facebook : Nick Alive
Site : www.nick-alive.blogspot.com

Veja outros murais de Nick Alive :

nick-alive-grafite

nick-alive-graffiti-386c

nick-alive-mural

nick-alive-mural-one

nick-alive-mural-442c

nick

nick-alive-graff-wall

nick-alive-wolpy-nagata-2016Mural por Nick Alive – Wolpy – Nagata

nick-alive-l7mMural por Nick Alive + L7m em São Paulo/Brasil

child-hankertar-e-nick-aliveMural por Child Hankertar e Nick Alive

nick-e-vermelhoMural por Nick e Vermelho

nick-alive-tito-ferrara-andre-bracale-mogleMural por Nick Alive – Tito Ferrara – Andre Bracale Mogle em São Paulo/Brasil

nick-alive-cadu-men-andre-mogle-sa%cc%83o-paulo-2016Mural por Nick Alive – Cadu Men – Andre Mogle em São Paulo/Brasil

fabiano-senk-nick-alive-sp-2016Mural por Fabiano Senk + Nick Alive em Sao Paulo/Brasil

nick-e-nemMural por Nick e Nem

nick-alive-e-feikeharaMural por Nick Alive e Feikehara

Fonte : Nick Alive

Categorias
Murais
.

Relacionados por