As esculturas gigantes de Ron Mueck e seu hiperrealismo

Um realismo preocupante a serviço de uma arte profundamente comovente que retrata os homens e mulheres cujas expressões são familiares para nós

Ronald “Ron Mueck” é um australiano, nasceu em 1958 e cresceu vendo os pais construírem brinquedos, hoje em dia ele é um escultor hiperrealista que utiliza efeitos especiais cinematográficos para criar obras de arte na Grã-Bretanha. São incrivelmente realistas e se não fosse o tamanho das esculturas seria fácil confundi-las com pessoas.

Ron Mueck - BIG BABYPhoto por Peter Macdiarmid

Embora altamente detalhados, estes objetos geralmente eram concebidos para serem fotografados a partir de um ângulo específico para esconder a bagunça da construção vista do outro lado. Porém, Mueck queria produzir esculturas cada vez mais realistas, perfeitas de todos os ângulos. Segundo relatos Mueck adquiriu esse perfeccionismo por causa de seu pai que fazia brinquedos e marionetes, que sempre exigia que fizesse tudo perfeito, inclusive pedindo para que refizesse.

escultura-de-ron-mueck

No início de carreira, foi fabricante de marionetas e modelos para a televisão e filmes infantis, nomeadamente no filme Labyrinth. E em 2002 sua escultura da mulher grávida, foi comprada pela National Gallery da Australia por $ 800,000.

ron-mueck-mulher-gravida

Em suas obras Ron utiliza resina, fibra de vidro, silicone, argila. Os cabelos e pelos são colocados um a um. Na obra Dead Dad de 1996, ele utiliza seu próprio cabelo. Em seu ateliê sempre trabalha em silencio e sozinho. As esculturas são feitas manualmente, quando muito grandes ele recebe a ajuda de assistentes. Primeiro são moldadas em argila, depois fundidas em silicone a partir de um molde, por último, tem cabelos e os olhos implantados, além de receberem roupas e acessórios. Ron pinta a íris dos olhos a mão e depois recobre essa pintura com uma esfera de vidro ou resina transparente. Sendo as camadas de fora da pele mais translúcidas, as esculturas ganham uma textura parecida com gente de verdade pela penetração de luz nessas camadas de plástico.

ron-mueck-esculturas-realistas

Toda essa obra prima foi registrada pelo fotografo Gautier Deblonde no estudo de Ron Mueck em Londres. Uma impressão de grande desordem mistura com a íntima convicção de que você está em um lugar extraordinário. Ron Mueck é um artista secreto, raramente recebe os visitantes. Veja algumas fotos abaixo :

foto-gautier-deblonde-and-escultura-ron-mueck

photo-gautier-deblonde-and-sculptor-ron-mueck

photo-gautier-deblonde-and-sculptor-ron-mueck

Segundo Gautier Deblonde suas esculturas, e há apenas alguns deles, retratam homens e mulheres cujas expressões são familiares para nós. Expressões da vida cotidiana: um realismo preocupante a serviço de uma arte profundamente comovente. Veja isso no video registrado por ele logo abaixo :

Em 16 de Abril a 29 de setembro de 2013, a Fondation Cartier convidou o escultor Ron Mueck para apresentar suas obras, marcando seu maior volta institucional na Europa. Depois do sucesso de 2005 na Fondation Cartier, a nova exposição individual é a produção mais abrangente e mais atual do artista. Ele apresentou, além de seis novas obras, três esculturas criadas especialmente para a exposição. Veja no video abaixo a montagem da exposição :

Veja outros registros das esculturas de Ron Mueck pelo mundo :

 

ron-mueck

ron-anjo-e-crianc%cc%a7a

ron-mueck-anjo-e-menino

ron-mueck-homem-gigante-escultura

ron-mueck-grande-garoto

ron-mueck-big-boy

ron-mueck-esculturas-de-cabec%cc%a7as

ron-mueck-family-praia

ron-mueck-realism-sculpture

ron-mueck-thegirl

ron-mueck-big-baby

Categorias
Esculturas
.

Relacionados por