Conheça o artista Seres e seus Murais

SERES é um artista visual brasileiro, que trabalha com o gênero urbano contemporâneo. Com um trabalho equilibrado e uma variedade de conteúdos e técnicas. Desenvolveu um estilo individual, com sua própria identidade artística, readequando as pegadas gráficas do graffiti e com isso promovendo com suas linhas a arte do instante.

PRIMEIROS PASSOS

Seres vem de um lar onde conviver com as tintas sempre foi comum, devido a profissão de pintor de seu pai. Desde muito jovem o ajudou com alguns bicos pintando paredes na construção civil. “Desde criança sempre gostei de desenhar com o meu irmão DNT. Me lembro que a melhor época era sempre os final de ano, pois era os professores entregavam as provas de todo o ano letivo e podíamos utilizar o verso para desenhar, eram as melhores épocas. Tinha pouquíssimo recurso, mas muita vontade de ver alguns traços no papel” contou.

VIVER DA ARTE

Uma das principais dificuldades de Seres encontrou pelo caminho, foi a aceitação. Segundo ele, a sociedade sempre impôs regras cruéis em relação a ser artista. “Minha mãe sempre foi muito preocupada com minha criação e de meus irmãos, morei grande parte da minha vida em periferia e o crime nunca perdoou, muito cedo me envolvi com a pichação entre os amigos da rua e isso fez com que houvesse uma certa desconfiança da minha mãe em relação a arte” confessou.

Certa vez durante um pichação com um amigo, Seres deixou uma gota de tinta cair na sua farda da escola. Sua mãe desgostosa com o que tinha acontecido, contou ao seu pai na intenção de fazer o filho ser repreendido. Mas o pai de Seres,  pacientemente lhe explicou que haviam pichações que eram bonitas e coloridas, mas que era para ele tomar cuidado porque pichar prédios e outras superfícies sem autorização era crime.

Daí em diante, Seres começou a olhar para o que estava fazendo de forma diferente, a lição do seu pai ficou para a vida. Começou a riscar cadernos no recreio chegando a ficar conhecido na escola, em seguida deu um passo maior e começou a pintar na rua, logo o bairro e a cidade sabiam quem ele era.Não haviam muitos grafiteiros em Belo horizonte, todos se conheciam, com isso Seres começou a receber as primeiras propostas de exposições, catálogos e trabalhos remunerados.

TÉCNICAS E CRIAÇÃO

Durante estes 20 anos de caminhada, Seres sempre gostou de experimentar, se considera um artista multidisciplinar que pesquisa bastante antes de começar um trabalho, no entanto as linhas e os traços sempre estiveram ligados diretamente ao meu estilo de trabalho.

“Meu estilo desenvolvi através do conceito de que o desenho, ou melhor as linhas em si, são uma sucessão contínua e indefinida de pontos e da ideia de que a partir dela temos um todo. É possível se criar qualquer coisa a partir da linha, mas o conceito principal do meu estilo é promover a arte do instante tornando-o único” disse.

Seres, afirma que é  possível criar com qualquer tipo de material, mas se apropria com muita firmeza da tinta em spray pelas infinitas possibilidades e pela magia do mesma. No início sentiu dificuldade com a pressão e cobertura durante a criação, hoje acredita que o mais difícil de dominar é o seu preço, o restante é superável. Geralmente busca inspiração em coisas do seu cotidiano, família, na visão de Reino e principalmente nos seus filhos. Pesquisar sobre assuntos distintos, lhe proporciona conhecimento e lhe direciona sempre em relação aos meus trabalhos.

Costuma começar uma obra com um desenho figurativo, seguido de uma paleta de cor agradável, depois envolve-o-o com as linhas que irão ocupar a área necessária, assim formando a imagem. Na maioria das vezes o resultado é algo não proposital.

Assim como vários outros artistas, ele também usa a música como catalisador para a sua inspiração no processo de criação. Segue a playlist: Hermeto Paschoal, Propaganda, The Cross Movement, Nas, Vanderlee , Palavra Antiga, All Green, Siba Veloso, Miles Davis, Joyce Moreno, Mestre Ambrósio, Sivuca, A286.

CENÁRIO ATUAL

“Sempre admirei o trabalho dos Gêmeos, mas os tenho como referência não somente por causa da pintura mas também  por eles serem um dos poucos fomentadores pra muita gente na década de 90, tanto de revistas como a Fiz e a Graff it como de Ny fat e Skiny cap  entre outros docinhos (risos)” contou.

OBJETIVOS, SONHOS E CONQUISTAS

Seres tem a arte como ferramenta de transformação em sua vida, e pode ver muitos outros jovens como ele terem suas vidas transformadas pela arte. A arte lhe proporcionou a possibilidade de conhecer muitas pessoas e lugares através do seu trabalho,  inclusive conheceu sua esposa em um dos eventos em que participou.

Seu maior objetivo é alcançar outros jovens e ser usado como esta ferramenta de transformação em suas vidas.

DICA PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO

“Seja grato sempre, independente das circunstâncias agradeça sempre à Deus. O caminho no meio artístico é árduo e muito duro às vezes, mas muito gratificante e recompensador. Paz”.


Mais informações sobre o artista Seres :
Instagram : @arteseres
Facebook : Seres
Sitehttp://seresgraff.com.br

Fonte : Seres

Categorias
Murais
Pesquisa

Posts mais populares

error: