John Córdoba é grafiteiro e morador do bairro Jardim Elisa Maria, subdistrito da Brasilândia na Zona Norte de São Paulo. John assim como muitos outros artistas começou a desenhar ainda na infância. “Eu tinha cerca de 9 anos quando minha mãe me colocou de castigo, como eu não podia assistir tevê, comecei a desenhar e me apaixonei”. Ele conta que o passatempo se transformou num hobby e posteriormente numa profissão.
Ele teve seu primeiro contato com a pichação eme 2005, no ano seguinte deu início aos Bomb’s (Graffiti rápido ou ilegal, geralmente feito na noite), com letras mais coloridas e um pouco mais trabalhadas, nascendo com elas a Tag Tamojunto. No ano de 2007, ele conheceu a artista Cléo Moreira e juntos consolidaram o Tamojunto como Crew (Grupo de grafiteiros.) e mais tarde como uma marca de roupas. “Viver de arte no Brasil é bem difícil, infelizmente as pessoas ainda não consomem arte no país. Como todo artista tive dificuldades para conseguir viver da arte, mas como já havia trabalhado com vendas e com camisetas, acabei criando uma marca de camisetas junto com a Cléo, isso ajudou e ajuda bastante a financiar alguns projetos, e assim projetar melhor nossas artes e ideias” contou.
Sua linha de trabalho é no estilo Cartoon, John costuma retratar cotidianos, pessoas que vê nas ruas e lhe inspiram, às vezes faz críticas sociais em suas obras, mas ultimamente tem trabalhado em projetos mais lúdicos, usando o recurso da fantasia para produzir. Antes de iniciar um novo trabalho, pesquisa bastante, busca imagens, referências, ouve muita música e assim consegue formar uma linha de pensamento. Foi aperfeiçoando suas técnicas e criando temas cada vez mais criativos e inusitados para suas pinturas e seus personagens cor-de-rosa. Sua técnica é simples, usa látex e spray nos grafites, a não ser em trabalhos específicos em telas e customizações.
No cenário da arte de rua atual, John acompanha vários artistas nacionais dentre eles: Joks, Smoky, Ignoto, Paulo Ito, Esbomgaroto, BiéGamer, Quinho, Cléo, Jae, Thatha e vários outros nomes.
Nos últimos anos participou de vários projetos culturais realizados pelos extremos de São Paulo, tais como: Graffiti contra a enchente (ZS), Arte Cultura na Kebrada (ZL), Art in Home (ZO), Nossa Vila Limpa(ZN), Entre Becos e Vielas (ZN), entre outros. Já ministrou oficinas e Workshops de grafite. Atualmente além de trabalhar com grafite também é proprietário da marca “TamoJunto”, entre outros projetos. “Tudo que tenho hoje é por conta da arte, meu relacionamento, minha kombi, a minha marca, a independência financeira, os amigos que conheci e os lugares que conheci”. Segundo ele, a arte lhe proporcionou lidar melhor com a vida. Mesmo com uma carreira sólida, ele sonha em ir mais longe com seu trabalho. Viajar e se estabelecer financeiramente. Hoje com sua kombi home e sua companheira, tem a missão de espalhar sua arte pelos quatro cantos do mundo.
Mensagem para os leitores do ASF:
“Quero agradecer a todas as pessoas que seguem meu trabalho e curti meu rolê. Reforçar que temos que nos unir e apoiar e consumir o trabalhos dos amigos. Tamojunto família!”.
Mais informações sobre John Córdoba :
Instagram : @john_tamojunto</div
Facebook : John Córdoba / TamoJunto
Fonte de imagens : arquivo pessoal do artista (facebook/instagram)