Conheça o artista Manauara “Jonison Signos” e seus murais

A cultura da Amazônia estampado com realismo em seus murais na cidade de Manaus

Veja nossa entrevista com o artista Jonison Oliveira de Manaus, Amazonas conhecido  como “Signos“.


1 – Todo mundo que acompanha seu trabalho deve ter a curiosidade de como surgiu seu interesse pela arte, você pode contar pra gente ?

R: A arte pra mim surgiu na infância, pra mim foi divina, desde os 9, 10 anos de idade eu gostava de riscar papel, tudo que pegava queria desenhar em qualquer canto, fui crescendo desenhando mangás e desenhava muito, aí o tempo foi passando e descobri a pichação em meados 2004 curtia muito (risos), eu achava aquelas escritas muito iradas, por onde eu andava eu via, então foi quando comecei a fazer uns riscos de pincel pelas ruas, na escola fazia canetão caseiro como não tinha dinheiro pra comprar spray, o tempo passou e já na adolescência eu comecei a andar pela cidade, foi quando eu me deparei com o graffiti, foi amor à primeira vista eu me encantava com tudo aquilo que via, eu comecei a fazer no papel umas letras mas estilizadas com contorno e eu via que levava jeito, então conheci uns amigos que já faziam graffiti a um tempo atrás, então foi daí que começou minha história no graffiti em 2008/2009 passei andar com a galera fazendo bomb pegava o que via pela frente, não queria saber de nada só queria saber de fazer, fiz vários picos ilegais, ai fui seguindo fazendo piece, trauape, semi wild, até chegar no wildstyle, pintei bastante, então não me contentava só com aquilo e passei a fazer persona, fui fui e hoje em dia faço realismo que eu acho que pra mim é um dos estilos mais fodas na cena do graffiti.

2 – Quem ou quais circunstâncias te levaram a arte como uma carreira  a ser seguida ?

R: Quando comecei a fazer graffiti eu passei a ajudar um amigo que já trabalhava com a arte, então fui muito incentivado, aprendi muito durante um bom tempo, e daí vi que o graffiti pra mim era aquilo que queria levar pro resto da vida.

3 – Quais foram os maiores desafios e dificuldades como artista ?

R: Maior desafio foi fazer o meu maior trabalho a pouco tempo no Mural Amazônia Urbana, em uma das maiores vias da cidade de Manaus, dificuldade financeiramente todo grafiteiro tem no início, era muito complicado conseguir materiais pra fazer o que queria, algumas vezes pensei em desistir.

4 – Como foi a definição do estilo que você gostaria de trabalhar ?

R:  Embora todo esse tempo venho estudando essa definição gosto muito do regionalismo, então procuro me identificar com isso e vejo que está dando muito certo.

5 – De onde vem seu sopro de inspiração ?

R: O público, minha família, minhas filhas, eu sei que o que eu faço, o que eu carrego dentro de mim, é a confiança que elas passam pra mim, então através disso vem toda essa inspiração.

6 – Quais artistas do cenário atual você admira ?

R: Isso não tem como apontar eu amo todos, acompanho muitos artistas pelas redes, já cheguei a conhecer alguns, mas é assim curto todos os estilos e admiro vários !

7 – O que você ainda sonha em realizar com a sua arte ?

R: Sonho em fazer uma exposição, levar minhas arte para outras cidades e países, sonho em poder realizar vários murais, participar de eventos nacionais e internacionais e conhecer pessoas, sei que isso vai acontecer, não precisa ter pressa conforme o tempo essa hora vai chegar.

8 – Quais foram as coisas boas, que a sua arte te trouxe ?

R: Muitas coisas boas já aconteceram e muitas ainda vão acontecer, a arte me trouxe liberdade, me trouxe vida, sabedoria, conhecimento, as melhores pessoas que conheço veio através disso, viver com o que eu gosto então só tenho a agradecer por tudo que a arte me trouxe e to lutando pro melhor ainda, não acabou.

9 – Se você não fosse artista, qual séria o plano b ?

R: Se não fosse artista hoje em dia talvez eu seria um pintor automotivo, ou mecânico.

10 – Alguns artistas curtem ouvir músicas durante o processo criativo, com você funciona da mesma forma ? E na sua playlist o que não pode faltar ?

R: Sim curto de tudo um pouco, mas o que não pode faltar é um bom RAP na playlist.

11 – Deixe uma mensagem para os nossos leitores.

R: Bom quero agradecer grandiosamente a vocês da ASF que sempre estão dando uma força pra a gente, fico muito feliz de poder contar um pouco da minha história pra todos, quero agradecer a todos que usaram um pouco do seu tempo pra saber de mim e que tem muita coisa pela frente viu, estamos nessa batalha pra conseguir o melhor pra cena do graffiti Manauara !!! Obrigado por tudo mesmo, Gratidão !!! Signos V.A.N


Mais informações sobre “SIGNOS” :
Instagram : @nos_vandalart
FacebookSi gnos

Amazon Soares / Valnei Moura / Jonison Signos – Local : Manaus / AM / Brasil

Raiz Campos / Jonison Signos – Local : Manaus / AM / Brasil

Fonte : Jonison Oliveira

Categorias
Murais
.

Relacionados por