Artista Olga Esther e suas pinturas lúdicas

Olga Esther cresceu desenhando princesas e sapos, e sonhando com castelos e florestas encantadas. Nascida em 2 de janeiro de 1975 em Valência, justamente quando a ditadura de Franco estava em seu estágio final. Seus pais eram ativistas do movimento antifascista, defensores das liberdades e da justiça social, um aspecto que teve grande influência na sua maneira de entender a vida e também a arte.

Ainda muito jovem, sua família deixou a cidade em busca de um modo de vida diferente, mudando-se para o campo. Cercado pela natureza, seu amor pelos animais começa. Sua casa se torna um refúgio para animais abandonados. Lá mora com cães, gatos, coelhos, gansos, galinhas, patos, hamsters … Como ela é filha única e sem outras crianças para brincar, ela coleciona pardais caídos do chão e anda caracóis, brinca com os sapos e alimentar formigas.

Esta menina com um caráter extremamente tímido encontra ao ler, um mundo para submergir. Ela lê com paixão todos os tipos de livros que encontra na biblioteca da casa; mas será fantasia e ficção científica o gênero literário pelo qual ela se apaixonaria.

Deixando para trás suas ideias de infância de estudar zoologia, ela começa a estudar Belas Artes na Universidade Politécnica de Valência, um lugar onde ela nunca se sentiu à vontade. Ela não conseguia encontrar dentro da arte conceitual e da abstração dominante, um espaço para garotas tristes com olhos grandes. Foi nessa época que ela descobriu o trabalho da antropóloga feminista Marcela Lagarde. Depois de participar de vários de seus workshops, ela tomou consciência do que o feminismo significa, não apenas no público, mas também na esfera privada. A perspectiva de gênero mudaria sua vida pessoal, seu relacionamento consigo mesmo e com os outros, e é fundamental para entender seu trabalho.

Os últimos anos de sua carreira foram gastos fora da Espanha. Duas bolsas de estudo a levaram para a República Tcheca e o México. Cada país, por diferentes razões, causou impressões profundas em sua vida. Foi um período de grande experimentação; vital e emocional, artístico e político. Em Praga, o movimento anti-globalização, no México, a caravana indígena zapatista. Fazia parte da equipe da Malvhada, claramente feminista, onde buscavam novos modos de expressão, fazendo instalações no espaço expositivo com estilos de pintura se fundindo para dar sentido e coerência ao trabalho, além do mero objeto artístico.

Essas são alguns dos dados acadêmicos e profissionais:

  • Licenciatura em artes plásticas. Universidad Politécnica de Valencia. Espanha.
  • Bolsa Sócrates-Erasmus. Fakulta Architektury Praha. República Checa.
  • Bolsa de estudos Promoe. Escuela de Artes Plásticas, Universidade de Guanajuato. México.
  • Membro da equipe artística da Malvhada.
  • Cria Estan d’Art, juntamente com o pintor valenciano Pere Navarro.
  • Membro do movimento artístico La Escalera.
  • Membro da equipe “El clavo ardiendo”, Nova Figuração Valenciana, coordenada por José Saborit, Rosa M. Artero, Antonio Gadea e Vicente García.
  • Departamento Editorial Bostezo, Revista de Arte.
  • Videogames principais. Primerframe. Valencia.

Após seu retorno à Espanha, ela trabalha pintando quadros em uma série para empresas de decoração que ela assina sob diferentes pseudônimos, seu universo pessoal começa a tomar forma. Depois de passar por diferentes estúdios, ela finalmente se estabeleceu em Ruzafa, um bairro multicultural e boêmio de Valência. E assim a contradição que vive dentro deles também se reflete no trabalho de Olga Ester. Um trabalho que combina os anseios da infância de contos de princesa com a rebelião que isso provoca.

Atualmente ela dedica-se exclusivamente à sua pintura. E embora ela mantenha o estúdio em Ruzafa, ela voltou para o campo. Ela mora em uma pequena casa amarela nas montanhas, rodeada de pássaros e esquilos, com sua companheira de vida e seus dois cachorros, Frijol e Buffy.

Mais informações sobre Olga Esther :
Instagram : @olgaesther.pinturas
Facebook : Olga Esther
Site : http://olgaesther.com

Fonte : olgaesther.com

Categorias
Pinturas
Um Comentário
  • TOP 10 ASF – Pinturas – Março/Abril – 2019 | Arte Sem Fronteiras
    14 outubro 2019 at 12:41

    […] Artista Olga Esther e suas pinturas lúdicas […]

  • Pesquisa

    Posts mais populares

    error: