Conheça o artista visual “MUZAI” e suas artes

As figuras, bonecos, personagens que se tornam centrais em suas telas e murais

Fabrício Alves conhecido como Muzai nasceu em 1968, mineiro, artista visual graduado pela Universidade Federal de Uberlândia(MG/Brasil), se conectou com o graffiti em 2009, visitando a cidade de São Paulo/Brasil quando deu de cara com aquele novo movimento, que coloria suas antigas cinzentas ruas com uma arte figurativa de alto impacto visual. Nesta mesma época, talvez o termo sincronicidade  seja o mais adequado, atravessando dificuldades profissionais e pessoais, começa a pintar como forma de terapia. A partir daí teve um insight que o leva a resgatar seu desenho, esquecido em meados da infância, e do qual era uma paixão antiga junto com os antigos quadrinhos que colecionava. O ato de desenhar ressurge com intensidade e assim começam a surgir de maneira bastante intuitiva, as figuras, bonecos, personagens que se tornam centrais em suas telas e primeiros murais realizados nas paredes da cidade de Uberlândia.

artista muzai mural

Em seu universo, o lúdico talvez seja a porta principal , onde a leveza, a ingenuidade, a fantasia e o sonho, também predominam em sua poética visual. As relações e interações entre humanos, animais e objetos se fazem presentes em seus temas. A simplicidade do seu traço, as cores puras, a dimensão exagerada e a composição realizada dentro de blocos e estruturas amplas, criam e transmitem cenas de forte expressão pictórica. A maneira direta com que se expressa também se relaciona á ótica infantil, com suas nuances primitivas e inocentes. Tem trabalhos realizados em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e atualmente têm desenvolvido projetos sob medida  para empresas e residências.

mural - paint mural grafite

Este é á temática que Muzai desenvolve atualmente através de sua arte : ”A arte alimenta-se de ingenuidades, de imagens infinitas que ultrapassam os limites do conhecimento e ali se encontra seu reino. Toda a ciência do mundo não seria capaz de penetrá-lo” – (Lionelo Venturi, historiador da arte)

Veja a entrevista com Muzai :


1 – Como surgiu seu interesse pela arte ?

Quando criança adorava desenhar inspirado nos quadrinhos que lia e desenhos  animados que passavam na Tv. Na verdade sempre me interessei por todos tipos de arte, artes gráficas, música, cinema, fotografia, esta ultima com a qual trabalhei por 10 anos, desde que ingressei na faculdade de Artes Visuais no começo dos anos 90.

Muzai mural graffiti spraypaint

2 – O que te influenciou a ser artista ?

 Foi um processo em que por volta de 2009, atravessando uma crise pessoal e profissional voltei a desenhar como forma de terapia, inspirado principalmente pelo graffiti em São Paulo onde estava passeando na época. Aquelas enormes paredes que antes predominavam as cores cinzentas, explodiram em cores e figuras. Tudo isso me contagiou bastante.

3 – Como foi o inicio e quais as barreiras que enfrentou ?

Comecei a levar esses desenhos para os muros de minha cidade natal em Uberlândia, onde tive um primeiro acolhimento bacana, algum estranhamento, mas no geral as pessoas reagiram positivamente.

Muzai painter artist

4 – Quando consolidou seu estilo e de onde buscou referencias para seu estilo ?

A partir daí fui amadurecendo meu traço sempre antenado nos melhores artistas de rua bem como estudando os grandes nomes da arte.

5 – O que te inspira nas suas criações ?

Acho que meu próprio universo interior, onde minhas criações parte de uma janela poética onde o lúdico predomina e onde acredito trazer um pouco de leveza, que seria uma contrapartida á rudeza da realidade .

muzai artist mural menino e menina

 6 – Quais são seus artistas prediletos ?

Meus artistas prediletos são, Portinari, JBorges, Milton Dacosta, Cicero Dias, Picasso, Matisse, Mondrian, dentre outros e todos eles de alguma maneira me inspiraram na construção de meu estilo.

7 – Qual é sua combinação de cores predileta ?

Gosto de cores fortes, contrastadas, preto, branco, vermelho, no geral, cores puras.

Muzai - Mural e pinturas

8 – Quais foram as coisas boas, que a sua arte te trouxe ?

A arte hoje tem me trazido todo tipo de benesses, mas como sabemos, até chegar nessa fase é preciso uma convicção muito forte e uma confiança interna espiritual até, pois são vários obstáculos que temos que romper, a começar da sua própria cabeça, pressões  familiares, pressões sociais e principalmente a desqualificação da arte como profissão no Brasil.

9 – O que ainda não fez artisticamente e gostaria de fazer ?

Artisticamente, gostaria muito de expandir meu trabalho muralista para outros países que apreciam este estilo.

muzai arte visual mural

10 – Se você não fosse artista o que você gostaria de ser ?

Se não fosse artista, talvez fosse um músico quem sabe.

Deixe uma mensagem para nossos leitores.

Uma frase do Paul Cezanne que é “Pinte. Ai reside a salvação“.


Mais informações sobre Muzai :
Pinterest : MUZAIART
Instagram : @muzaiart
Facebook : Muzai
Site : www.muzai.com.br

Veja mais alguns de seus murais e pinturas :

Pinturas

Muzai paint expor Muzai painter Muzai - pinturas arte ,uzai pinturas arts

Murais

Muzai artmural wall por muzai muzai wall mural graffiti muzai arte mural muzai art grafitemural wall graffiti por muzai muzai - Parque do Sabiá . Uberlândia (MG) mural por muzai art graffmuzai artist mural

Categorias
MuraisPinturas
.

Relacionados por