Artista “Feik” e seus personagens “Pirulito” e seus Insetos

Pirulito e os insetos habitam as paredes e ruínas da cidade, com cores e formas para lá de criativas

Com um talento para a arte que começou nos cadernos da escola, Feik vem da cultura do graffiti e da pixação de São Paulo/Brasil : no início escrevia “enigma” e “sem nexo”, e, em 98, passou a assinar “feik” . Neste mesmo tempo conhece “Estopa e o Salmos e juntos formam a Crew IP (inimigo publico) , quando também começou a fazer desenhos de extra-terrestres, e na evolução dos seus traços, os ETs foram ficando cada vez mais deformados, tornando-se Insetos diferentes. Insetos que por ironia do destino foram um de seus principais passatempos, como forma de brincadeira de criança no quintal de seu avô e que hoje tornou-se seu ateliê. Desde então, Feik vem “adquirindo um enorme catálogo de espécies bizarras” e outra espécie muito forte de insetos lúdicos e divertidos de se apreciar.

feik street art

Os insetos habitam as paredes e ruínas da cidade, com cores e formas para lá de criativas, em algumas vezes vem acompanhados por nomes de políticos – “a verdadeira praga do país”, diz. São também uma metáfora do próprio graffiti, que “se espalha como uma epidemia” , uma tremenda (InFeikção) . Feik passou a criar cenários e situações surreais para inserir seus insetos.

Esses novos cenários supercoloridos porem harmonioso, serve como uma espécie de camuflagem para seus insetos, personagens e objetos. O outro personagem, que em contraponto com suas criaturas, tem traços bem simples mas que já adquiriu uma personalidade própria, foi apelidado de pirulito pois tem cabeça redonda e corpo fino, com uma fisionomia sempre sorridente e divertida, este personagem vem ganhando destaque nos graffitis do Feik.

feik mural

Mesmo fora das ruas, a arte nas telas de Feik guarda fortes ligações com a cultura do graffiti: seu nome sempre aparece com letras elaboradas e há um personagem, característica marcante no graffiti old school. A cada ano Feik deixa suas produções maiores e com mais conteúdo, e com isso atrai a atenção de novos públicos e admiradores de sua arte.

feik tela

Veja algumas perguntas que fizemos a FEIK :


1 – Como surgiu seu interesse pela arte ?

Primeiramente agradecido pelo convite ASF…E meu interesse pela arte ja vem desde pequeno, sempre gostei de ficar desenhando e como quem cuidava de mim quando pequeno era minha avó, eu quaze nunca saia para a rua, então tinha que criar minhas brincadeira dentro de casa, e muitas vezes essas brincadeiras era ficar desenhando, e também desmontando coisas ou ficava horas no quintal brincando com insetos (risos).

2 – O que te influenciou a pintar graffiti ?

Quando estava na 8”serie tinha um amigo que desenhava muito, foi onde resgatei meu interesse pelo desenho, e naquela mesma época por influencia de outro amigo da minha rua comecei a pixar.

3 – Como foi o inicio no graffiti ?

Em 97 comecei a pixar e 1 ano depois conheci o graffiti em uma pista de skate e patins…Ai foi amor a primeira vista (risos).

feik urbanart

4 – Você sempre optou por personagens, quando consolidou seu estilo?

No inicio variava muito entre fazer letra e personagem…Mas como gostava muito dos personas hoje em dia faço mais, e as vezes algumas letras. Em 98 e 99 mais ou menos que nasceu meu estilo de criaturas, insetos.

5 – De onde buscou referências para seu estilo ?

Quando percebi que cada grafiteiro tinha um estilo próprio, algo que o identificava…foi ai que fui em busca do meu, e como eu gostava de ET comecei a desenhar alguns, mas não queria meu ET igual aos que via nos filmes e livros, então comecei a alterar as formas deles, que acabaram se transformando em Criaturas estranhas e alguns parecendo com insetos, e foi assim que nasceu.

6 – O que te inspira nas suas criações ?

Eu gosto muito do mundo surreal, das misturas de coisas, cenários, cores, etc…por isso tudo que vejo de certa forma acaba me influenciando.

feik graff letras

7 – Qual é sua combinação de cores predileta ?

Gosto muito dos tons de verde ou das cores quentes…Mas misturo muitos cores as vezes sem muito critério, uso as cores que tenho.

8 – Quais são seus artistas prediletos ?

MC Escher e Salvador Dali.

9 – Quais foram às barreiras que você enfrentou como artista ?

Ixi…Vários não (faz parte), repressão policial, processos…

feik graffiti 10

10 – Quais foram as coisas boas, que a sua arte te trouxe ?

Muitas muitas coisas boas, amigos, viagens, família, felicidade, sonhos….etc.

11 – O que ainda não fez artisticamente e gostaria de fazer ?

Sempre sonhei em fazer uma lateral gigante de um prédio ou ser convidado por uma galeria fora do pais para fazer uma expo individual. E outros desejos mais…mas devagar e sempre, com muita luta vamos conquistando.

12 – Se você não fosse grafiteiro o que você gostaria de ser ?

Nos tempos de moleque queria ser bombeiro ou jogador de futebol…Mas hoje se fosse grafiteiro gostaria de trabalhar em um Studio de filme criação de desenho Animado.

feik graff art

Deixe uma mensagem para nossos leitores.

“Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, meus familiares e amigos…e agradecer a todos que acompanham e curtem meu trabalho, por essas pessoas que é meu maior motivo de estar sempre procurando a cada dia fazer o meu melhor e sempre evoluir com meu trabalho. Grato pela oportunidade Arte Sem Fronteira.”


Mais informações sobre FEIK :

Instagram : @feik_frasao
Facebook : Feik
Site : www.feik.com.br

Veja mais alguns graffitis de Frasão Feik :

feik graffiti 2

feik carro

feik parede

feik graffiti 7

feik graffiti 6

feik chao

FEIK graffiti street art

feik graffiti 1

feik abandonados

feik graffiti 3

feik graffiti 8

feik tinho bieto Feik / Tinho / Bieto no Tunel Reboucas em São Paulo/Brasil

feik e ignoto

feik e ignotoFeik e IGNOTO : Mural em Sao Paulo/Brasil

feik e pirulito

Categorias
Murais
.

Relacionados por