Artista Plástico por natureza, sempre gostou de trabalhos manuais criando personagens e estilos próprios na pintura, desenho e escultura. Em seus trabalhos se destacam suas esculturas de bonecos, pinturas em telas com tinta óleo e o grafite de rua. Como grafiteiro muralista, Thiago Monster Ectoplasma encontrou nas ruas seu lugar de estudo e experimentação. Suas criações estão sempre em evolução com novas referências e novas técnicas que vão se somando e se transformando. Sua linguagem visual é composta por uma fusão do real, do imaginário e do improviso.
Seu interesse pela arte começou cedo assistindo seu pai Valdemir criar seus objetos como pipas, balões artísticos e mesas de jogos como roda gira. Ainda no colegial já estava pichando e escrevendo seu nome nas paredes, ate realmente criar um desenho e ir para a rua tentar fazer um graffiti. Hoje em dia, Thiago já participou de inúmeros eventos de graffiti, além de exposições coletivas da área e trabalhos como arte educador. Mas para ele o maior desafio é saber vender a própria arte e conseguir tirar sustento disso.
Estilo e criação
“A criação do estilo veio com o tempo, fui me especializando cada vez mais em diversas técnicas. No começo gostava muito de fazer apenas o meu personagem interagindo com o espaço. Com o tempo fui acordando da matrix e agora penso diferente, temos que entender que cada muro é diferente do outro, então procuro me adaptar ao formato, ao tamanho e ao local onde ele pertence. Minha identidade hoje está sendo fruto dos graffitis, dando importância e dando vida para o vazio” disse ele.
A precisão da sua técnica aconteceu através da prática incessante nas ruas. Ele acredita que quanto mais se pratica uma coisa, melhor se torna nela. O processo de criação dos seus trabalhos vai de acordo com o material usado, mas basicamente delimita a parede com um risco na horizontal e na vertical. Uma vez o muro pintado dessa forma, consegue visualizar o que vai surgir a partir dali.
“Hoje posso dizer que quase todos os meus amigos vieram através da minha vida na arte. Minhas conversas e meu lazer giram em torno disso. Meu trabalho com a arte traz luz paras as pessoas. Costumo brincar que as pessoas choram de felicidade. Mesmo assim, tenho muita vontade de pintar uma lateral de prédio. Como sonho, é viver unicamente da arte” contou.
Confira a mensagem que ele deixou para os leitores do ASF:
“Nunca desista no primeiro desenho, depois do 100 fica bom”.
Mais informações sobre Monster Ectoplasma:
Facebook: Ectoplasma
Instagram: Thiago Monster Ectoplasma
Fonte: Arquivo pessoal do artista (instagram/facebook)