AQI Luciano nasceu em 04 de Junho de 1982 na cidade de Brasília, aos quatro anos de idade mudou-se com a família para o bairro Ilha do Governador no estado do Rio de Janeiro, onde residiu por muitos anos. Sendo autodidata, AQI Luciano começou a experimentar a arte desde muito jovem, estimulado pela família e amigos, e pelo seu próprio prazer em criar. Na juventude começou seu contato com a arte urbana através das escritas e assinaturas (pichação), pelos bairros do Rio de Janeiro.
Iniciou sua carreira artística em 2006 em Vila Velha, cidade localizada no estado Espírito Santo, unindo os traços e desenhos da infância com as atitudes e técnicas que adquiriu nas escritas.
“Comecei a pintar (graffiti) sozinho, em 2006 em Vila Velha, onde moro atualmente. Pesquisava referências em revistas de graffiti e observando alguns graffitis nas ruas, desenvolvia minhas letras através dessas referências. Pouco tempo depois corri atrás de patrocínios para organizar um evento e reunir uns caras para pintarmos aqui no meu bairro. Lembro que graffiti aqui no bairro era inédito” contou.
Sobre sua identidade visual AQI afirmou: “Minha preferência sempre foi o realismo, mas ao mesmo tempo não queria apenas reproduzir fotos em maior escala. Sentia que precisava inovar e criar uma identidade nos meus trabalhos. Resolvi então desenvolver alguns ornamentos nos rostos, unindo com texturas e outros elementos gráficos na composição. ”
Suas referências vêm dos seus próprios trabalhos, onde busca sempre inovar usando texturas e preferencialmente as indianas. Os tons de cinza em seu trabalho também é uma característica marcante.
No seu processo de criação a música é ferramenta indispensável e ao ser questionado sobre seus artistas prediletos ele falou:
“ Prefiro os meus amigos artistas. Minha predileção é caráter (em primeiro lugar). Pra mim, de nada adianta o cara ser um bom artista, mas é uma pessoa tomada pelo ego e arrogância (desprezível)”.
Muito autocrítico busca a evolução em uma disputa individual a cada trabalho, tem as palavras “persistência” e “dedicação” como base para o progresso artístico, costuma usar e ser considerado pelo termo: artista gráfico. Por atuar em diversas vertentes da arte: muralismo, ilustrações, design, entre outros.
Na arte urbana ganhou destaque em âmbito nacional e até mesmo internacional, pelos trabalhos de realismo além das tradicionais “letras” sempre com uma imensa variação de cores, formas e traços.
Hoje AQI reconhece o as coisas boas que a arte lhe trouxe, como viagens e amigos e o constante intercâmbio cultural que a arte lhe proporciona, mas ele ainda sonha em expandir seu trabalho para o mundo todo e espera que em breve consiga realizar esse desejo.
Nossa equipe quis saber qual outra profissão ele escolheria, se não fosse artista e ele confessou:
“Pensei por uns 3 minutos e não achei uma resposta.”
Comumente pedimos que os artistas deixem uma mensagem aos leitores do ASF e AQI resolveu ser breve usando apenas quatro palavras: “Nos vemos por aí ”
Se deseja conhecer melhor as artes de AQI Luciano ou segui-lo nas redes sociais, ai esta alguns de seus contatos :
Instagram : @aqiluciano
Twitter : @aqiluciano
Facebook : Aqi Luciano
Site : www.aqiluciano.com
Graffitis
Telas
Fonte : AQI Luciano
[…] Matéria sobre AQI Luciano: Link : https://artesemfronteiras.com/conheca-o-artista-grafico-aqi-luciano […]