“O grafitti salvou a minha vida”

INÍCIO

Guilherme Matsumoto, conhecido como xGuix, nasceu e cresceu na Vila Monumento, bairro de São Paulo. Seu interesse pela arte surgiu junto com a sua consciência como ser humano. Ele foi muito influenciado pelo seu irmão e primos que desenhavam em papel, e lhe ensinaram muito. Sua mãe também desenhava e de algum jeito lhe influenciava. De acordo com a vida, ele foi se interessando cada vez mais pela arte, recorda de sempre estar  desenhando. “Nesse caminho, fui apresentado ao graffiti pelo meu irmão, mais precisamente os da região do Cambuci, lembro como se fosse ontem da primeira vez que vi o trabalho dos Os Gêmeos, Vitché, etc. Do Beco do Batman, na época que era totalmente independente, me encantei, antes de começar a pintar” contou.

Em 2007 começou a pintar nas ruas e não teve como voltar atrás. Segundo xGuix, o grafitti salvou sua vida, lhe livrando de vários caminhos ruins que eu podia ter tomado. Apesar do dom artístico, se formou em Design Gráfico, escolher o rumo da carreira foi decisivo em sua vida.

“O maior desafio que tive até hoje como artista, foi a decisão de largar meu emprego para tentar viver apenas da minha arte. Tive ajuda de grandes artistas, da minha família e de amigos para tomar essa coragem e também ter a certeza que eu acreditava no meu trabalho” confessou.

Uma outra dificuldade que enfrentou, foi a organização financeira. “Com o tempo, aprendi que é muito importante para o artista economizar seu dinheiro, porque nunca se sabe qual vai ser o próximo trabalho e as contas nunca param de chegar” concluiu.

INSPIRAÇÃO, CRIAÇÃO E TÉCNICA

A definição do meu estilo veio conforme os anos, desenhando e pintando. “Sempre tive essa obsessão por criar personagens meus. Uso muito o experimentalismo visceral para criar minhas coisas, fico horas rabiscando, às vezes algo sem forma alguma, que vou lapidando para virar um personagem que eu sinta que tenha a minha cara, estou sempre procurando aprimorar” disse ele.

Hoje a característica mais marcante em seus trabalhos é a forma peculiar dos olhos de seus personagens. Essa particularidade faz com que qualquer pessoa consiga identificar suas obras, independente do tema.

 “Minha inspiração vem de tudo que sou, vejo e sinto na minha vida. Acho que não há nada mais inspirador do que sua própria vida, os seus sentimentos mais profundos, suas frustrações, suas alegrias. Tento deixar meu pensamentos soltos para chegar em algum lugar, uso muito o flow do movimento, dos pensamentos. Sempre gostei de agradar as pessoas e deixá-las bem, e isso tem muito a ver com as expressões dos meus personagens, com o graffiti consigo mudar o dia de uma pessoa triste, pelo simples fato dela ter passado por uma arte minha, e isso já quer dizer que valeu a pena” afirmou.

Assim como muitos artistas, xGuix também produz com mais facilidade com a música, ele nos contou que tem uma trilha sonora para todos os momentos, e ela muda conforme o momento. No entanto, ele tem preferência pelo hardcore antigo, pois lhe trazem uma nostalgia da adolescência, mas também curte música eletrônica, rap nacional, reggae, dub, beats e instrumental. Esses são basicamente os estilos que ele escuta quando está criando.

CENÁRIO ATUAL

XGuix é fã confesso da cena da arte de rua no Brasil. Têm admiração tanto pessoal, como profissional por muitos artistas, além de profunda admiração pela coragem e trajetória de cada um deles. “Tenho muito respeito pelos artistas da velha geração, aqueles que abriram a porta para tudo isso poder acontecer. Também admiro muito os novos talentos que aparecem, com novas referências e estilos”.

SONHOS E REALIZAÇÕES

Mesmo já tendo nos contado que a arte salvou sua vida, xGuix, confessou que ela também lhe deu a chance de conquistar sua liberdade, amigos e milhões e experiências únicas. “A arte me deu entendimentos sobre o que é a vida e como devemos aproveitá-la, e isso tudo se tornou um grande motivo para vivê-la plenamente” disse.  Trabalhar diretamente com sua imaginação, lhe trouxe felicidade, satisfação pessoal e uma excitação que só a arte é capaz.

Mesmo que já tenha grandes realizações profissionais, como a criação do poster da marca Converse (2014), painéis no Lollapalooza (2014) entre outros diversos projetos, ele ainda sonha em poder viajar para várias partes do mundo para pintar e espalhar seu trabalho. E quem sabe, grafitar uma empena ou uma lateral de um prédio. xGuix já fez grandes painéis, mas nada nessa magnitude.

CONFIRA A MENSAGEM QUE XGUIX DEIXOU PARA NOSSOS LEITORES:

“Gostaria de agradecer por esta oportunidade de além de mostrar meus trabalhos, também contar um pouco da minha vida e de como funcionam meus processos criativos, espero muito que isso tudo sirva de inspiração para quem está começando, como ajudou muito para mim no começo, quando eu lia as entrevistas de quem admiro nas revistas de graffiti, blogs, etc. Se você acredita na sua arte, no seu potencial e acha que o caminho da arte é sua única solução, vá atrás e tenha ciência que você vai ter que trabalhar dez vezes mais do que trabalharia em um escritório, porém será algo só seu, e você esquece do cansaço perto de satisfação e orgulho. Por mais que o caminho pareça longo, persista. Valeu a todos que admiram meu trabalho!”


Mais informações sobre xGuix:
Instagram: @xguix
Twitter: @xguix
FacebookXguix
Sitecargocollective.com/xguix

Veja mais obras do artista:

xGuix – Foto: Gabriel Bonamichi

Fonte : xGuix

Categorias
Murais
Pesquisa

Posts mais populares

error: