Artista Amanda Freitas conhecida como Cabocla foi criada na cidade de São Gonçalo – Rio de Janeiro. Descobriu as suas primeiras habilidades com a arte aos 9 anos e iniciou um curso básico na escola Severus Artes Galeria até seus 13 anos. Passou um tempo sem praticar pois considerava a arte um hobbie que dividia espaço com pressão familiar, estudos e lugar no mercado de trabalho.
Aos 16 decidiu se dedicar e dar atenção as ideias que tinha, praticando em telas e nas paredes do quarto. Aos 18 começou a vender telas por encomenda, tatuagens de henna e pinturas em quartos infantis. Logo em seguida conheceu o graffiti e o muralismo, que expandiu sua forma de ver a arte e de como ela podia ser expressada. Se maravilhou com a ideia de poder viver do que ama fazer e começou a pintar na rua, buscar referencias e a praticar.
Veja nossa entrevista com Cabocla :
1 – Todo mundo que acompanha seu trabalho deve ter a curiosidade de como surgiu seu interesse pela arte, você pode contar pra gente ?
Sempre gostei de desenhar e de como a arte me possibilitava colocar minhas ideias e emoções pra fora. Eu acho incrível olhar a arte de outras pessoas e imaginar o que elas pensavam, sentiam e de onde vinham suas inspirações.
2 – Quem ou quais circunstâncias te levaram a investir na arte ?
Eu sinto muito prazer em desenhar ou criar. Nunca me vi trabalhando pra alguma empresa ou alguém. A ideia de ter que trabalhar com algo que não gosto realmente me assusta. Então se vou gastar tempo da minha vida trabalhando pra alguém, que seja pra mim, né !?
3 – Quais foram os maiores desafios e dificuldades como artista ?
Arte não é muito valorizada aqui, pra escolher viver de arte deve estar preparado pra uma enxurrada de desmotivações e saber que vai passar por altos e baixos enquanto busca pela sua identidade artística e estabilidade financeira.
4 – Como foi a definição do estilo que você gostaria de trabalhar ?
Eu sempre amei historia, em especial sobre as tribos de diversas partes do mundo (guaranis, maias, incas, maoris, aborígenes, tribos da Tailândia, Filipinas, polinésia e Africa) o ancestral, a arte, a cultura, a diversidade e o místico sempre foi algo que me chamou muito a atenção. Também tem a arte psicodélica, que eu acho incrível, como a mente se manifesta produzindo efeitos e imagens desconhecidas, uma variedade criativa livre de obstáculos . Dentro deste contexto eu ainda estou em busca da minha identidade como artista.
5 – De onde vem seu sopro de inspiração ?
Me inspiro em muitas coisas mas a natureza, o meu humor, lendas e crenças são os principais
6 – Quais artistas do cenário atual você admira ?
Ainda bem que são vários, nacionais e internacionais : Chris Dyer, Hyper, Amanda Sage, Julia Volchkova, Bastroem, Davi Baltar, Liam Bononi, Rai Campos, Kajaman, Gleo, Brunosmoky, Apitatan, Makatron, entre muiiitos outros, amém!
7 – O que você ainda sonha em realizar com a sua arte ?
Fazer murais gigantes com artistas que admiro e viajar, espalhando minha arte por varias partes do mundo.
8 – Quais foram as coisas boas, que a sua arte te trouxe ?
Eu aprendi muito sobre mim, do que sou capaz e o que quero fazer. A arte me trouxe uma outra perspectiva, mudou minha mente e a forma que eu via e encarava a vida. Agora tudo parece mais leve.
9 – Se você não fosse artista, qual séria o plano b ?
Eu não me vejo fazendo algo que não seja com arte, se eu não trabalhasse com graffiti eu provavelmente estaria envolvida em outra área, por exemplo : a marcenaria, argila, artesanato, escultura e etc. Basicamente tudo que se trabalha com a criatividade e seja manual.
10 – Alguns artistas curtem ouvir músicas durante o processo criativo, com você funciona da mesma forma ? E na sua playlist o que não pode faltar ?
Sim! Eu gosto muito de ouvir reggae, dub, rock, hip hop, rap e o underground. Não saio sem o fone.
11- Deixe uma mensagem para os nossos leitores
Parece clichê mas não desista dos seus sonhos! Você é seu maior obstaculo, tenha foco, disciplina e coragem de fazer o que ama. Não importa o que seja e nem o que falem. Você consegue o que quiser!
Mais informações sobre Cabocla :
FaceBook : Cabocla art
Instagram : @cabocla__
Fonte : Cabocla