Conheça o artista Hulk Manauara e seus murais

PRIMEIROS PASSOS

André França conhecido como Hulk Manauara desenha desde criança, sempre sonhou em ser desenhista e seu interesse pela arte só cresceu conforme crescia. “Estava na escola quando conheci uma galera que desenhava pelas ruas, foi daí que me aproximei do graffiti” contou, segundo Hulk os mesmo amigos que na adolescência o incentivaram a começar a grafitar já não desenham mais.  Ele foi o único que insistiu no grafitti e continua a até hoje. Como Design Gráfico conseguiu conciliar sua profissão com seu trabalho nas ruas.

VIVER DA ARTE

Como todo artista em começo de carreira, Hulk sentiu dificuldades para conseguir apoio e incentivo. Sentiu na pele o preconceito das outras pessoas com o seu trabalho, mas resistiu a tudo. “Hoje olho para essas dificuldades e vejo que foi um aprendizado importante para que eu realmente fizesse a escolha de continuar ou não” disse.

ESTILO

O artista não conseguiu seu estilo próprio logo de primeira, conforme nos contou, ele criou sua própria identidade tentando recriar os contornos do personagem Hulk, um dos mais famosos personagens dos quadrinhos criado pela Marvel e posteriormente no cinema. Daí surgiu a ideia para o personagem Hulk Manaura, um indígena verde. Uma brincadeira com o homem verde e musculoso dos quadrinhos,   “O verde tanto o Hulk da Marvel quanto o verde da Amazônia, onde valorizo o Regionalismo”.  Hoje depois de muito estudo ele deu início a uma nova fase, onde mesclou o cinza da cidade com o verde das florestas, mostrando a resistência do povo da mata.

TÉCNICAS E CRIAÇÃO

Seus trabalhos são desenvolvidos nas técnicas do Graffiti, como marca ele utiliza a cor verde como principal elemento, por isso o apelido. Recentemente tem desenvolvido a linha Cinza da Cidade, onde relata a Manaus Urbana.  Apesar do nome gringo, Hulk Manauara busca inserir em seus trabalhos um retorno ao regionalismo amazônico. Trabalha com a técnica do Spray, o que no começo não foi fácil. “A cada pintura que faço vou dominando essa técnica. E ao longo do tempo vou buscando e aprimorar outras técnicas além do spray” falou.

Para criar, Hulk trabalho em cima de temas, desenvolve  uma mensagem e tenta passá-la. Normalmente são  coisas do seu cotidiano e sua vivência. Ele rascunha no papel e durante o desenvolvimento na parede vai acrescentando elementos que contribui para o trabalho.

CENÁRIO ATUAL

Ele busca acompanhar todos os artistas, tanto do graffiti quanto da forma em geral: esculturas, pinturas em telas e etc. Sempre buscando novas técnicas que aprende com outros artistas. Mas tenta acompanhar, principalmente, artistas de Manaus como: Arab, Raiz,  Hipz, Adonay entre outros .

OBJETIVOS, SONHOS E CONQUISTAS

Seu maior objetivo é conseguir vencer a si mesmo, levando sempre uma mensagem positiva para toda as pessoas do mundo, derrubando barreiras e o preconceito que existe contra a região norte. Hulk também sonha em ter seus trabalhos expostos em várias cidades e países, levando para o mundo todo a luta indígena.

Hulk já participou de grandes eventos como o Arteocupa Manaus, Sarais, Primeiro Graffiti Arte Zona Oeste, 3° Encontro de Graffiti Nacional UNC, foi convidado para participar do União Cultura em Boa Vista, Grafita Roraima. Esteve presente do maior evento de Graffiti do Mundo no Rio de Janeiro o MOF (Meentig Of Favela) entre outros grandes eventos. Em 2017 teve sua primeira exposição solo, a Respirart Manauar onde apresentou 15 obras inéditas  e participou do Projeto Pintura ao vivo no largo de São Sebastião e de grandes evento que uniu vários elementos da cultura em Manaus, o Grito Rua, Roda de Rima, Festival Graffiti e Muralismo Amazônia Walls e também participou de um projeto importante para a cidade de Manaus onde desenvolveu trabalhos em dois viadutos da cidade.  Atualmente é integrante da Crew UNC (União Nacional Crew) onde representa seu estado juntamente com artistas de outros estados do Brasil. Durante 8 meses passou por 12 cidades, participando de vários eventos ligados ao Graffiti, um dos mais importante que participou foi a Bienal Internacional Graffiti fine Arte que aconteceu no memorial da América Latina em SP. Em cada uma das cinco zonas de Manaus e em dois viadutos da cidade seus trabalhos podem ser vistos gratuitamente.  Hulk está em busca de aprimoramento através do estudos livres. Seus trabalhos com spray inspiram imaginação, sonhos e relacionamento social urbano, pois faz do verde a representação da Amazônia juntamente com um indígena valorizando a cultura forte no seu estado.

 

A arte teve o poder transformador em sua vida conforme ele contou, e não se imaginaria em qualquer outra profissão além de ser artista:

” A arte me fez ser uma pessoa mais coerente através de cada situação, me ensinou a ter um olhar mais profundo para cada pessoa, ter a capacidade de entender a cultura , e respeita as pessoas de modo geral. Me ensinou ter mais disciplina, organização e valorizar tudo e todos”.

 

DICA PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO

“Sempre digo para todas as pessoas que vem conversar comigo que acredite em si mesmo, nunca desista dos seus sonhos, pois você é capaz.  Pois sigo isso ao pé da letra. Sempre leve boas energias onde for, pois receberá tudo de volta e agradeça por tudo, isso dá certo acredite!”.


Mais informações sobre Andre Hulk :
Instagram : @andrehullk
FacebookAndre HUlk

Fonte : arquivos pessoais do artista André Hulk (Facebook/Instagram)

Categorias
Murais
Um Comentário
  • Artista pinta murais nas ruas e viadutos de Manaus – NotaTerapia
    23 maio 2021 at 14:56

    […] Fonte:Arte sem fronteiras […]

  • Pesquisa

    Posts mais populares

    error: