Desde 2010 imprimindo seu manifesto nas ruas, Mariê Balbinot é uma artista movida pela transformação social por meio da arte. Tem como principal temática personagens femininas com olhares fortes, que transmitem confiança e autoestima para outras mulheres e que contribuem para um mundo sem distinção de gênero, credo, classe e raça. Além de já ter feito murais em larga escala no Brasil, também deixou sua arte na França, Itália e Chile. Seus trabalhos mais recentes incluem clientes como Herhsey`s, Copag e Smirnoff.
Sua aproximação com a arte começou ainda na infância, como a maioria das crianças, Mariê gostava de desenhar, e felizmente não deixou esse lado infantil morrer e continuou alimentando seu mundo lúdico e amadurecendo sua expressão e produção. “Arte sempre me atraiu, desde que me entendo por gente. Desde pequena gostava muito de música, teatro, fotografia. Eu era bem ligada à arte e cultivava esse amor. Na adolescência comecei a fotografar em uma viagem, e continuei estudando foto e investindo nisso até ingressar na faculdade de Publicidade & Propaganda, onde além da foto comecei a me interessar mais por arte urbana e de fato iniciei minha trajetória enquanto artista de rua” disse ela.
Sua grande dificuldade foi conseguir vender sua arte e pagar as contas e sobreviver do seu trabalho como artista. Especialmente no Brasil, onde 20% da população vive em insegurança alimentar, ou seja, não tem dinheiro nem para comer, e não tem nem acesso ao básico. “Inicialmente eu tinha um emprego fixo onde me garantia viver mais tranquilamente, e paralelo a isso eu trabalhava na minha produção artística. Investia o tempo livre que tinha nisso. Mas o principal sempre foi acreditar e ter fé. Levou alguns anos até criar um fluxo suficiente para eu largar meu emprego e me lançar como artista (e autônoma).”
Seu estilo como ela mesmo descreve veio através da prática. Mas seu gosto por desenhos mais vetoriais/gráficos se nota explicitamente no meu trabalho. “Eu pinto mulheres, e acredito que além das cores e traços bem demarcados, isso configura meu estilo” contou.
Seu processo criativo é feito de duas maneiras: ” Se for um trabalho para clientes, analiso o briefing, faço uma pesquisa sobre o assunto e mergulho na temática afim de encontrar um ponto em comum com o que acredito/sou/me identifico, na sequência já desenho no papel e vou riscando até chegar a algo que me satisfaça. Em seguida passo para o ipad e ali inicio o processo de colorir e ajustar o layout de acordo com o espaço que ele será executado. Se for parte da minha produção pessoal eu só vou rabiscando, às vezes escrevo o que estou sentindo, e o layout ganha forma de maneira orgânica e mais despreocupada.”
Marie pinta nas ruas há 12 anos, levando seu trabalho e tudo que acredita para outras pessoas. Essa oportunidade lhe proporcionou uma infinidade de situações. O que lhe ensinou valores importantes como humildade e respeito. Seu sonho enquanto artista é viver numa sociedade mais igualitária, onde não haja discriminação racial, de gênero e condição sexual. “Esse desejo se reflete na minha poética e através da arte vou deixando essa semente por onde passo, afim de contribuir pra esse novo mundo que vislumbro e desejo” disse.
Mural feito pela artista Mariê Balbinot em Curitiba/Brasil.
Mariê espera também transmitir as pessoas através das suas obras, força confiança e amor. Confira a mensagem que ela deixou para os nossos leitores:
“Fico muito feliz que outras pessoas se conectem com o que faço, aos poucos vou exteriorizando meu próprio universo e é incrível poder levar vocês pra essa viagem! Obrigada a todas e todos que fortalecem a arte, sem arte nossa alma estaria morta.”
Contatos da artista MARIÊ:
Instagram: @mariebalbinot
Facebook: MARIÊ
Mural feito pela artista Mariê Balbinot no Rio de Janeiro/Brasil para Rua WALLS.
Mural “ATENTA & FORTE” da artista MARIÊ no beco do Broonklyn em Balneário Camboriú.
Foto: @marcello2san – artista Mariê Balbinot no Rio de Janeiro para Rua WALLS.
Mural feito pela artista Mariê Balbinot em Florianópolis.
Fonte: Mariê Balbinot