Fabiano Millani é um pintor paulista de origem e gaúcho de criação, começou a sua carreira artística aos 17 anos, no ano de 1997, ao fazer um curso de desenho artístico com Edegar Cavalheiro. Essa experiência o impulsionou a iniciar a sua incansável busca pelo realismo. “Meu interesse pela arte surgiu através da observação, sempre gostei muito de rabiscar enquanto aguardava por algo ou até durante as aulas. Era algo intuitivo, que foi surgindo aos poucos e acabou se tornando indispensável no meu dia a dia” contou.
No ano seguinte (1998) iniciou sua carreira como artista plástico, sua influência veio das pessoas próximas a ele. “O fato de me pedirem desenhos e admirarem o trabalho que eu fazia me motivou a pintar” disse. Nesse mesmo período ministrou pela primeira vez o curso de desenho no Município de Santo Ângelo. Em 2003, Millani expandiu suas fronteiras, conquistando o 3° lugar no concurso Estadual “Descobrindo Talentos” com a obra “O Executivo”. Ainda nesse mesmo ano, despertou a sua paixão pelas tintas e concluiu um curso de pintura contemporânea com o artista Tadeu Martins.
Millani sabe que sua carreira é um constante aprendizado, acredita que ainda está no início do seu trabalho, pois a vontade de aprender ainda é a mesma. “Claro que amadureci minha observação, consigo analisar erros e acertos que talvez antes eu não observasse e isto me faz querer continuar e estar sempre buscando o melhor” contou.
No início sentiu dificuldade em conseguir viver da sua arte e ter uma boa demanda de trabalhos. “Quando estamos começando, muitas vezes nos iludimos com o que estamos fazendo, achando que o amador é profissional, não enxergamos os erros por estarmos apaixonados pelo que se está fazendo” confessou.
Ao ser perguntado sobre seu estilo, Millani acredita que ainda não fixou um estilo. “Creio que ainda estou vivendo experimentos, devido a diversas pinturas que são encomendadas, acabo gostando desta mistura entre abstrato e realismo. Acredito que não há foco em estilo. Tudo que está ao alcance dos nossos olhos, podemos realizar, existindo apenas um filtro sobre nossa visão” disse. A satisfação que a arte lhe traz por prazer por trabalhar em algo que gosta, lhe permite estar sempre abertos e conhecer novos estilos.
Millani teve muitas realizações com seu trabalho, no ano de 2004, com a pintura “Cartas vermelhas” conquistou o 2º lugar no concurso “80 anos da Coluna Prestes”. Nessa época, também ampliou o seu curso de desenho para outras cidades da região e lecionou na VII Semana Acadêmica de Artes, Comunicação e Música da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Buscando outros desafios, em 2005, iniciou os seus primeiros trabalhos no estilo figurativo, pintando diversas telas inspiradas no seu cotidiano. Nesse contexto, foi convidado para pintar o seu primeiro monumento denominado “Cristo na cruz”, de 9 metros de altura, em São Valentim do Sul (RS).
Demarcando a evolução do seu trabalho artístico em 2006 conquistou o 1º lugar no concurso de pintura alusivo ao 61º aniversário de criação do 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo. Dando continuidade ao reconhecimento de seu trabalho, em 2007, sua obra “Meu pequeno anjo” é retratada no calendário da ACRILEX. Em 2008 conquistou o 1º lugar no concurso de pintura do Depósito de Subsistência de Santo Ângelo (DSSA) e em 2009 inovou ao conquistar o 1º lugar Regional no SESI Descobrindo talentos com a escultura (ENTRE – PARENTESES)
Em 2009, construiu seu atelier, no qual trabalha exclusivamente como artista plástico e professor de desenho e pintura. Suas conquistas mais recentes foram o 1º lugar no Concurso Nacional de Desenho Realista Dessiner WordPress, com o trabalho “Carona ao realismo” e o reconhecimento cultural e acadêmico com a publicação de duas telas no livro da Bienal Cristal de Talentos, promovido pela Bienal Internacional do Livro de São Paulo, ambas no ano de 2010. Em 2011 Millani conquistou novamente o 1° no Concurso Nacional de Desenho Realista Dessiner WordPress, com o trabalho “Resiliência” e teve sua obra “Rosa Amarela” retratada no calendário da ACRILEX. Atualmente, Fabiano Millani trabalha em tempo integral em seu atelier de pintura, localizado na Rua Antunes Ribas n° 1186, sala 107.
Foto: Carona ao realismo – Fabiano Millani
Fabiano deixou uma mensagem para os leitores do ASF, confira:
“Siga sua vontade e invista em seus dons. Fazer o que se ama nos realiza como pessoas e como profissionais. Para aqueles que estão começando na arte, deixo uma dica para que ao finalizar o trabalho coloquem o na frente do espelho, parece estranho, mas você saberá como os outros verão seu trabalho e assim poderá enxergar os erros que durante a realização você não observa por estar apegado ao que você está desenvolvendo. Isto irá contribuir para sua percepção e isso o ajudará a aprimorar seus talentos. E como o básico de tudo, seja humilde para absorver das pessoas que te cercam o que cada uma tem de melhor.”
Desenhos Hiper-Realismo
Time Lapse : Um desenho rápido “Olho”
Time Lapse : Como desenhar um ovo perfeitamente frito
Pinturas Hiper-Realismo
Time Lapse : Pintura a óleo – “Olho”
Caricaturas
[…] Artista Plástico “Fabiano Millani” e seu realismo em arte […]