Aos oito anos de idade Rafael Jonnier teve contato com a arte ao restaurar uma bicicleta ganhada da avó, essa foi a primeira vez que ele sentiu o prazer de transformar algo com seu trabalho e criatividade. Jonnier se viu encantado com as possibilidades desse mundo, ainda na adolescência, participou de cursos voltados a arte gráfica e acabou se formando em Design de interiores e é autodidata em Artes Plásticas. Mesmo sem apoio familiar, iniciou sua carreira sabendo que não seria fácil viver do seu trabalho como artista. Ele tinha dois grandes desafios: Desenvolver uma identidade artística e ingressar no mercado da arte.
“Comecei a superar essas dificuldades, buscando a espiritualidade. Entendi que meu dom poderia mudar vidas, a partir deste entendimento tudo se conectou” contou.
Jonnier começou pintando Pop Art, estilo muito conhecido pelos trabalhos de grandes artistas como Andy Warhol e Basquiat, passou pelo grafite, deixou sua marca registrada nas ruas do Centro Histórico de Cuiabá com o personagem Pescador de Sonhos, tema da sua primeira exposição solo de mesmo nome.
Inspirado em artistas como Salvador Dali e Os gêmeos, Jonnier tentou trazer essa referências para sua origem mato-grossense. Conceitos, estilo lúdico e mais alguns elementos. Sua técnica consiste no uso de tinta acrílica, spray e arte digital. Antes de começar qualquer trabalho, ele tenta entender a história do cliente, em seguida faz um estudo sobre as referências que serão usadas, busca encontrar dentro de si o contato espiritual com o trabalho, e por último vem o processo de execução.
A arte transformou sua vida, assim como ele nos contou em entrevista “Tive um renascimento a partir do momento que comecei a viver da minha arte, ajudar pessoas me faz buscar ser melhor”.
Ainda assim ele ainda sonha em ir mais além, pretende ajudar outras pessoas a evoluírem através da arte. Pois segundo ele, seu trabalho não é só estético, mas uma ferramenta de transformação na vida de outras pessoas. Não é atoa que ele nos contou que as pessoas sempre se sentem em paz e alegres ao admirar suas obras.
Em 2018, o artista cacerense ganhou residência artística na Europa e produziu as obras para a exposição “Origins”. Lá, teve como cenário a encantadora e animada capital da Holanda, Amsterdã. O objetivo principal de Jonnier é levar positividade e fazer com que o público se envolva com as suas obras, convidando as pessoas a mergulharem e interagirem, levando-os a olhar a arte de outra forma.
Confira a mensagem que ele deixou aos nossos leitores:
“Nunca desista de seus sonhos, apesar de ser clichê, essa é a realidade. Há alguns anos sonhei em fazer parte do Arte sem Fronteiras, e hoje estou aqui, o que é uma honra”.
Mais informações sobre Rafael Jonnier :
Instagram : @rjonnier
Facebook : Rafael Jonnier
Fonte : Arquivos pessoais do Artista (Facebook/Instagram)