Conheça o artista “Rafael Antunes” e suas ilustrações

Rafael Antunes é um artista carioca, nascido em Niterói. Cresceu sob uma enorme influência artística cultural. O que tornou fácil para ele, que mesmo ainda jovem já fazia cartoons para o jornal da escola. “O meu pai, apesar de não atuar na área, estudou na escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Por isso, desde pequeno tive grande influência artística em casa. Meu irmão mais velho estudou cinema e tinha também uma “mão boa” para o desenho e isso somou bastante. Para amarrar tudo, todos, inclusive minha mãe, possuem um ótimo gosto musical. Não tinha como ao menos não me apaixonar por Arte” contou.

Rafael chegou a estudar Engenharia Mecânica na Universidade Federal Fluminense, mas a paixão pelos processos criativos falou mais alto. “Não foi muito uma questão de escolha na verdade. Não conseguia fugir, queria criar, experimentar, entender os processos criativos e acabei indo cursar Artes Visuais – Desenho de Ilustração” disse.  No ano de 2009 ingressou na Faculdade Pestalozzi para cursar Artes Visuais – Desenho de Ilustração, no qual se formou em 2012.

Mas optar pela arte ainda é um caminho cheio de desafios e dificuldades. Rafael acredita que o principal motivo é a falta de interesse e entendimento artístico cultural da população. “Qualquer profissão que trabalhe com algum dos prismas da arte, encontrará um caminho repleto de pedras. Tem também a falta de credibilidade que muitos amigos e familiares demonstram quando descobrem que é disso que você pretende viver. É quase como trabalhar duas vezes. Uma para fazer seu sustento e outra para passar por cima de todas essas adversidades”.

Sobre seu estilo, ele nunca se preocupou em criar um. Estudou para ser ilustrador e para se comunicar com a linguagem que o cliente precisar. De uma capa de disco de Heavy Metal até um livro infantil. “Isso garantiu que meu trabalho se desenvolvesse de forma mais orgânica. Naturalmente em meus projetos pessoais é possível encontrar uma certa identidade e isso vem das minhas vivências e do que consumo artisticamente. O surrealismo e psicodelia regem essas referências” disse ele.

“Acredito que a desconstrução do real seja o maior artifício da arte” falou Rafael, ao ser perguntado sobre sua inspiração. Ele acredita que poder apresentar um novo universo, instigar e surpreender, fomentam seus processos criativos. “Naturalmente, grandes sentimentos movimentam muito os sopros da inspiração. E por último, mas não menos importante, a música. Ela rege meu dia, me leva pra onde preciso e por ter essa grande paixão, possuo uma grande curadoria de som para alimentar as necessidades do dia”.

Além das ilustrações, Rafael escreve, compõe e faz parte de uma banda há mais de quatro anos. Esse fato levou seu trabalho para perto desse universo musical, começando aí uma parceria que perpetua até hoje. Com mais de seis capas de discos assinadas, o artista produziu clipes, cenografia e todo tipo de material visual. Essa relação com a música já proporcionou dois anos como Diretor de Arte da marca de roupas do grupo de Rap carioca Oriente, material visual para artistas como DigitalDubs, Cátia de França entre outros. Ele não lembra a última vez que trabalhou sem música. Na sua playlist você vai encontrar de música clássica à Racionais Mc’s, o que vai decidir o que ouvir é o clima do trabalho. Seu maior sonho, inclusive, é manter seu trabalho sempre perto da música.

A arte lhe trouxe conhecimento, novas experiências, amigos, auto realização e sem dúvidas, uma janela para um mundo novo, segundo ele. “A arte é a melhor forma de “sair da matrix”, de desconstruir tudo que lhe foi condicionado ao passar dos anos, acabar com mentiras que te contaram, contestar, questionar. Além disso pude viajar com ela, pintei um camping na Chapada dos Veadeiros em Goiás, morei por um ano na capital de São Paulo além de outras lugares que ela me leva”.

Confira a mensagem que ele deixou para o ASF:

“A mensagem que eu deixo pra quem está lendo é; Consuma arte! Leia mais artigos como esse! Converse sobre o assunto! Mostre coisas que gosta para as pessoas próximas! Compartilhe trabalho dos seus conhecidos, não espere ficar famoso pra dar valor. Crie um universo que você queira viver, banhado de coisas boas”.


Mais informações sobre Rafael Antunes :
Instagram : @rafarte_
FacebookRafael Antunes Hernandez.

Categorias
Ilustrações
Pesquisa

Posts mais populares

error: