Conheça os artistas Liam e Starley do Espirito Santo/Brasil e sobre sua viagem a um dos eventos mais importantes na cena do graffiti mundial o “Meeting of Styles” que acontecerá do dia 22 a 24 de JULHO em Copenhague na Dinamarca.
Liam Bononi nasceu na cidade de Uberlândia/MG/Brasil e mudou para Guarapari/ES/Brasil ainda criança. Sempre esteve envolvido com a arte. Sua família tem um grupo de teatro e animação de festa, estar nesse meio sempre foi muito natural para ele.
Em 2007 ele teve contato com o graffiti através de revistas, videos e jogos (ja que em sua cidade, Guarapari, não existia esse tipo de manifestação artística na época) e foi imergindo e estudando esse universo, fazendo algumas pichações no seu bairro, ate que conheceu um que o fez o convite para participar do ‘Mutirão Ao Vivo e a Cores’, que era um mutirão de arte urbana que acontecia em todo o estado, onde considera seu inicio no graffiti.
Tem trabalhos em diversos estados brasileiros. E representante da FG, onde realizamos vários projetos no Espirito Santo, e da SNE CREW. Neste ano apareceu a oportunidade de representar o Brasil no “Meeting of Styles” em Copenhagen, na Dinamarca junto com o amigo Starley. O evento não banca com as passagens, apenas as necessidades humanas e o material dos artistas. Procuramos apoio do poder publico e de algumas empresas, mais não tivemos êxito em conseguir a verba para a passagem (que oscila entre 4 a 7 mil reais). Não vendo outra alternativa, decidiram fazer uma campanha no vaquinha online para arrecadar o valor das passagens e estão conseguindo…falta pouco !
Starley e Liam
Starley fascinado por desenhos desde os 6 anos de idade, o artista adorava passar horas criando e reproduzindo desenhos de HQ, do bairro periférico (Vila Nova de Colares – Serra E.S – Brasil), fez da arte o seu mundo paralelo, mundo este que se tornou mais concreto ao conhecer a arte Graffiti aos 17 anos, no show do rapper Thaíde em Jacaraipe – Serra E.S, onde conheceu os grafiteros Fredone Fone e Alecs Power, este segundo viria a ser seu professor em uma ong chamada Projeto Semente, porém por motivos de trabalho, não concluiu a oficina não chegando a alcançar a parte prática, mas buscando por intermédio da internet e fazendo “tags” , não deixou de se maravilhar com a arte das ruas, acompanhando sempre a cultura HIP-HOP, somente aos 20 anos de idade em 2010 se lançou a realizar suas primeiras obras, expressando de fato toda sua representação de universo.
O artista desenvolve trabalhos no campo do realismo, mas não se limita ao mesmo, sem ter obrigatoriedade de desenvolver um estilo estético a ser reconhecido (não que isso não seja importante), variando suas obras e permeando por onde a imaginação o levar! Sabendo que existe uma grande caminhada, se dispõe a utilizar tal arte como instrumento de ressocialização, atuando as vezes em projetos sociais em áreas com risco de vulnerabilidade social, acreditando piamente no poder transformador da arte, seja qual for. Através do graffiti busca estimular e desenvolver um ponto de reflexão acerca de temáticas diversificadas, de um jeito lúdico, provocando pensamentos e interpretações variadas.
A inscrição ao Meeting of Style se deu graças a um post do amigo Liam Bononi no grupo do coletivo FG Crew, onde ambos realizaram a inscrição.
Sem apreensão e expectativas, continuou levando a vida desenvolvendo seus projetos e iniciativas culturais, equilibrado a trabalhos e faculdade.
No mês de Junho recebeu um e-mail da organização da equipe relatando que havia sido selecionado para a edição do evento em Copenhague na Dinamarca.
Então vamos ajudar pessoal ao Liam Bononi e a Starley a ir ao evento !
Mais informações sobre eles :
Liam Bononi – Murais
Starley – Murais