Essa matéria será um pouco diferente das demais, já que é sobre o trabalho coletivo de dois cariocas que decidiram seguir seus corações e largar suas antigas profissões no design e na administração de empresas pelas artes plásticas. Estamos falando de Camila e Japia, que assinam hoje como Alma Salgada. Eles responderam em conjunto como se interessaram pela arte. “Nosso interesse pela arte em geral, surgiu através da admiração por outros artistas, foi aí que descobrimos nossa vontade de poder expressar nossos sentimentos através da arte” contaram.
Mas como todo início não foi fácil conciliar as responsabilidades com as novas carreiras. Todo artista, tem dificuldade para galgar um lugar no meio artístico, pois para isso é necessário produção e divulgação, além de tempo para o reconhecimento. Ambos precisaram arregaçar as mangas e aceitar trabalhos que não era especificamente o que gostariam de fazer. “Tínhamos contas e despesas de casa para serem pagas. Reformamos móveis antigos e fizemos arte fora do nosso estilo para conseguir uma grana” falaram
Consolidar um estilo, também não foi uma tarefa simples, juntas levaram cerca de um ano até chegarem no estilo atual. “Conseguimos juntar mandalas e muitas cores com o realismo preto e branco, com esse contraste formamos nosso estilo. Nós nos inspiramos no mundo PopArt que tem muita cor e utiliza em alguns casos o realismo”.
O processo de criação deles se dá da seguinte forma: Definem um tema a ser trabalhado, depois fazem uma longa pesquisa de imagens, perincipalmente fotos sobre o tema. E dessas fotos selecionadas, retiramos referências para criar os desenhos. Depois dessa etapa, escolhem as cores e o desenho de fundo de acordo com o tema selecionado. “Trabalhamos com diversos materiais, desde spray, marcadores e pincéis, até o aerógrafo.” O aerógrafo no qual elas se referem é uma espécie de pistola de ar comprimido para produzir determinados efeitos em desenhos. Aprender a técnica para utilizar esse equipamento foi trabalhoso para eles, pois é um mecanismo diferente de tudo que a gente já tinham utilizado, pois é bem sensível e de difícil manuseio. Além da limpeza rigorosa exigida para evitar entupimentos.
Garantem não trabalhar sem música jamais, o som faz parte desse processo criativo. Os artistas que não podem faltar na playlist delas são: Post Malone, Bon Iver, Ed Sheeran, Xavier Rudd, Mome, The Chainsmokers, James Bay, entre outros.
Mas todas as dificuldades valem a pena quando elas veem o que sua arte causa nos expectadores. “O sorriso que tiramos das pessoas quando veem nossa arte, não tem preço. Essa é uma das melhores coisas de quando pintamos em áreas externas onde tem muito fluxo de gente. Quando criamos artes específicas para cada cliente, também é muito especial, pois geralmente ambas as partes ficam emocionadas. O cliente sente o amor que colocamos ao criar, e nós nos emocionamos em saber que ele conseguiu sentir”.
Os dois nos contaram que a arte fez com que eles tivessem muito mais leveza e tranquilidade. Aprenderem a valorizar as coisas simples da vida, e em tudo enxergar um lado bom. “Aprendemos que não precisamos de muita coisa pra ser feliz” confessaram.
Camila e Japia também estão atentos ao cenário atual da arte de rua. “O Kobra é a nossa maior referência, em termos de realismo e cores. Além do Kobra, o Tristan Eaton também nos inspira. Em relação a cores, amamos a Queen Andrea, o jeito como ela brinca com as cores é sensacional. Poderíamos citar muitos artistas aqui, mas acho que esses são os principais” disseram.
Hoje as duas criam desde telas à grafites em murais. Uniram as mandalas e o realismo com o contraste das cores e o preto e branco. Seus maiores projetos enquanto artistas é colorir deixar suas artes em todos os continentes. “Nosso maior sonho é colorir o mundo, tirar o cinza das cidades e levar alegria as pessoas com as cores e a energia das nossas mandalas”.
Pedimos que elas deixassem uma mensagem para nossos leitores, confira:
“A principal mensagem que nós queremos deixar é que nunca desistam dos seus sonhos, não tenham medo de largar o que você está fazendo que não te da prazer para iniciar um novo trabalho, que é o que faz seu coração bater mais forte. Não tenha medo de tomar decisões difíceis, mesmo que você tenha que dar passos para trás. Pode ter certeza que quando você segue seu coração a recompensa chega!”
Mais informações sobre Alma Salgada:
Instagram: @almasalgada
Facebook: Alma Salgada
Site: almasalgada.com