Empoderamento feminino nas obras de Bruna Rison

Bruna Rison é arquiteta e urbanista, grafiteira e tatuadora. Nasceu em Santa Maria no Rio Grande do Sul e cresceu em Alegrete. Começou a se interessar pelo desenho ainda muito jovem, desenhando objetos, personagens de filmes e rostos dos seus familiares. Até que, aos nove anos, por incentivo dos seus pais, ela começou a ter aulas de pintura com uma artista visual, onde aprendeu algumas técnicas de sombra e luz. A formação em Arquitetura e Urbanismo anos mais tarde agregou com a noção do tridimensionalismo e a ter o traço mais solto por conta dos esboços. Hoje segue como autodidata, encantando as pessoas com um trabalho incrível e cheio de força feminina.

“Eu sempre pesquisei muitas referências, absorvo um pouco de cada coisa que eu gosto e vou testando até fazer sentido ou ter um equilíbrio pra mim” contou. Por isso, ela acredita que seu estilo está sempre em mutação, o que lhe atrai é a mescla de diferentes técnicas como o realismo, agregado a formas simples e traços soltos e abstratos. Bruna opta por misturar uma habilidade complexa com algo simples e intuitivo em seus trabalhos. “Nesse contexto, geralmente retrato o universo feminino como forma de empoderamento e visibilidade, gosto de representar a força e a coragem feminina juntamente com a natureza, trazendo a ideia de liberdade, seja com imagens ou com pinceladas abstratas.” disse ela.

Seu trabalho envolve basicamente técnicas de spray, carvão, giz pastel e tinta acrílica, ela costuma testar diferentes tipos de pincéis, rolos ou superfícies que tenham texturas interessantes para o seu trabalho. Em suas obras ela procura adicionar muitas referências que encontra em fotografias, filmes, esculturas e pôsteres. Em trabalhos de artistas de diferentes segmentos e vai esboçando de acordo com o conceito que vai criando dentro do seu estilo. Bruna nos contou que põe muito sentimento no que faz, ela gosta de entender a origem das histórias que vê ou que são contadas, de retratar gente, de transmitir sentimento e energia. Meu processo de criação todo é bem empírico, a curiosidade me motiva a observar bastante, vi vários vídeos na internet, fiz cursos on-line para aprimorar meu talento e vou testando. Na arte não existe erro, tudo é aprendizado e faz parte do processo. Sigo estudando, testando e evoluindo” confessou.

Seu trabalho está disponível em  murais públicos, privados e comerciais, ela já fez colaborações com escritórios de arquitetura, construtora e agências de publicidade. Além dos murais, a artista também trabalha desenvolvendo arte em diferentes superfícies, misturando diferentes tipos de materiais.

Mas para trabalhar principalmente com a arte, Bruna precisou descontinuar seu trabalho com Arquiteta e convencer as pessoas do seu desejo de transformar ambientes, espaços e sentimentos através da arte. Quando comecei, a maioria dos meus familiares via meu trabalho como um hobby. Meus primeiros clientes ofertavam como pagamento pelas obras, a divulgação do trabalho e até mesmo por troca de produtos. A minha insistência em ser respeitada como artista e aprimorar meus estudos foram essenciais para que as pessoas vissem que o que eu fazia e faço é um trabalho como qualquer outro, que merece e deve ser remunerado justamente.”

Apesar do começo difícil, Bruna afirmou que a  arte lhe resgatou de momentos de profunda depressão, e ajudou a canalizar sua ansiedade. “Através da arte já conheci muita gente bacana, lugares incríveis e tive a oportunidade de pintar superfícies que nunca havia imaginado como 22 metros de um poço de elevador” disse ela.

Por isso ela espera que sua arte transforme, instigue e inspire de alguma forma as pessoas. Meu objetivo é que cada vez mais pessoas sintam empatia através da minha arte, que se vejam nela, se reconheçam ou reconheçam outras pessoas, que de alguma forma se sintam representadas e encorajadas, e também espero que cada vez mais nós mulheres, tenhamos espaço, sendo respeitadas e reconhecidas no cenário artístico nacional.”

Mural feito pela artista Bruna Rison em Santa Maria.

Bruna Rison mantém um ateliê desde 2019 na Casa Vórtice, na histórica Vila Belga em Santa Maria – RS, aonde também atua tatuando artes autorais.

Redes sociais da artista:
www.brunarison.com
www.instagram.com/br.arqarte
www.facebook.com/br.arqarte

 

Fotos: arquivo pessoal da artista

Fonte: Bruna Rison

Categorias
Murais
Pesquisa

Posts mais populares

error: