Aclamado internacionalmente, Liu Bolin é um artista de performance chinesa e fotógrafo conhecido por camuflar em ambientes para o seu trabalho, o que lhe valeu o apelido de “O Homem Invisível”. Esconderijo de Liu na série Cidade obscura o artista por meio de pintura como camuflagem, um “protesto silencioso” como uma forma de crítica social e política das práticas do seu país nos anos desde sua Revolução Cultural.
Fotografias por Alex Brown
Corpo pintado de Liu desaparece em suas paisagens. “O desaparecimento não é o ponto principal do meu trabalho”, Liu disse. “É apenas o método que eu uso para passar uma mensagem…É a minha maneira de transmitir toda a ansiedade que sinto por seres humanos.” Nascido em 7 de Janeiro de 1973, em Shandong, China, recebeu seu MFA da Academia Central de Belas Artes, Pequim, em 2001. Vive e trabalha em Pequim, China.
Fotografia por Alex Brown
Antes de se tornar um fotógrafo, Liu Bolin foi escultor. Este artista chinês começou a fotografia depois de 2005, quando seu estúdio, na aldeia de Suo Jiacun, foi destruída como parte de um movimento de reestruturação em antecipação às Olimpíadas de Pequim.
Fotografia por Alex Brown
Onde está Liu Bolin ? No Grande Muralha da China, pela ponte de Rialto em Veneza, nas ruas de Paris, Londres ou Nova York, o artista chinês camaleão é um especialista em desaparecer. Inspirado por Picasso e Andy Warhol, Bolin trabalha com uma equipe de assistentes que gastam cerca de cinco horas para cobri-lo, uma vez que tenha selecionado a decoração. Ele se camufla nos mais diversos tipos de ambientes, sejam eles internos ou externos. Denunciando o consumo excessivo, poluição, é também um artista pequeno. Este paradoxo irrita. Mas é um dos homem invisível se tornou mundialmente famoso.
Se deseja conhecer mais sobre seu trabalho ou segui-lo nas redes sociais ai esta alguns de seus contatos :
Instagram : @liubolin
Facebook : Liu Bolin
Twitter : @liubolin
Site : www.liubolinart.com
Veja abaixo algumas das principais obras :
Fonte : Galerie Paris-Pequim / Slate.