Gaspar Z’África Brasil lança obra ilustrada, rimada e cantada chamado “O NÔMADE”

O Brasil é um Quilombo. E se tem quilombo, tem resistência. E onde há resistência, figuras como Gaspar Z’África Brasil são indispensáveis.

Gaspar é MC, letrista, co-fundador de um dos pioneiros grupos de RAP em São Paulo criado na década de 90, o Z’África Brasil (que traz o Z de Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra no Brasil), é também autor do livro O Brasil é um Quilombo, lançado em 2014 pela editora Nova Espiral.

Foto : Arquivo pessoal Facebook – Gaspar ZAfrica Brasil

Filho de nordestinos (seu pai é sanfoneiro e compositor de forrós tradicionais), destaca-se por sua musicalidade, rima e versatilidade. Nas rimas explora repentes; no palco é pura energia; seus versos tem velocidade; suas composições “tem(cor)agem”.

Confira o clipe oficial “Tem Cor Age”

UM NÔMADE

Por mais de 20 anos, desenvolve atividades na zona sul de São Paulo, fortalece a difusão da cultura afro-indígena, nordestina brasileira e incorpora às suas composições a pesquisa e o resgate da cultura popular e afro-brasileira, através do Hip-Hop.

Foto : Arquivo pessoal Facebook – Gaspar ZAfrica Brasil

A partir desta vasta experiência, seu mais novo projeto é a obra O Nômade Vol. 1, o qual toda a história é rimada e cantada pelo autor e ilustrada pelo grafiteiro Mirage.

“Nossa maior luta nas quebradas é para que os livros cheguem antes das armas”. Esta frase compõe a capa e representa o trabalho de quem passa a vida a questionar o que se foi naturalizado e se empenha a compor o que chama de “música de transformação”.

Foto : Arquivo pessoal  Instagram – Gaspar ZAfrica Brasil

A história narra sobre um viajante que sai das Américas até a grande Tundra do norte, parte para o Atlântico numa travessia arriscada e desafiadora até a África e desembarca em terras desérticas do Sahel, o qual precisa vencer o deserto até o Mar Vermelho.

Foto : Arquivo pessoal Facebook – Gaspar ZAfrica Brasil

O Nômade acompanha o CD Hip-Hop Rap Histórico, tornando o projeto multimídia ainda mais inovador e instigante. A obra faz parte do Projeto H2Q, formado por Gaspar, Mirage, Cérebro, Nenê e o b-boy Banks (a quem o livro é dedicado, trazendo na capa um graffiti com sua imagem). Banks faleceu antes de ver o projeto que tanto batalhou concluído.

Foto : Arquivo pessoal  Instagram – Gaspar ZAfrica Brasil – O NÔMADE Vol. 1

Foto : Arquivo pessoal  Instagram – Gaspar ZAfrica Brasil

 

Matéria do Programa Manos e Minas da TV Cultura sobre a publicação

Foto : Arquivo pessoal Facebook – Gaspar ZAfrica Brasil

Foto : Arquivo pessoal Facebook – Gaspar ZAfrica Brasil

Foto : Toni C

Foto : Tamires Santana

Foto : Tamires Santana

CONTATO

Shows: [email protected]
Site: http://rapsicordelico.com
Instagram: @gaspar_zb
Facebook: Gaspar ZAfrica Brasil

Matéria produzida por Tamires Santana é jornalista, design gráfico, co-autora de Tinta Loka Street Book (Ed. Literarua, 2017) e membro de Bonga Produções.
Instagram: @tamisanoli | tamisantana.wix.com/oficial

Edição : Equipe Arte Sem Fronteiras

Categorias
Música
Pesquisa

Posts mais populares

error: