Conheça o pintor Petterson Silva

Petterson Silva nasceu em Rondonópolis, cidade que fica a 228 quilômetros da capital de Mato Grosso. Começou seu interesse pela arte na infância como muitos artistas, mas foi sua paixão pelos animais que lhe despertou a vontade de começar a pintar. Petterson sempre desejou ser um biólogo, mas sua veia artística falou mais alto  “Meu interesse pela arte surgiu através do meu envolvimento com a natureza, de tanto admirar e contemplar as aves e outros animais comecei a fazer os primeiros esboços” contou. Autodidata desenvolveu seus desenhos e as primeiras pinceladas como uma brincadeira, mas com passar do tempo notou seu potencial artístico. “Acredito que esse talento é um dom de Deus” concluiu.

INSPIRAÇÃO

Suas obras são sempre inspiradas na preservação da cultura e suas próprias raízes, isso inclui indígenas a fauna e a flora, por causarem impacto ao serem visualizadas e por serem sempre um desafio as suas habilidades. Pinturas em tinta óleo de diversas tonalidades, contrastes, cores intensas, faz com que as pinturas assinadas pelo artista sejam extremamente marcantes.

O Pantanal e Amazônia são a grande inspiração de Petterson, que levou telas com estes temas para exposições em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande, e até em Paris quando fez parte de exposição coletiva no Carrousel Du Louvre em 2016, nesse mesmo ano conquistou o primeiro lugar no Salão de arte brasileira em Vaduz-Lienchtensetein. Já  reconhecido mundialmente conseguiu representar o Brasil em um dos principais prêmios de arte da Itália. Trata-se do Prêmio Giulio Cesare, que aconteceu em 7 de julho de 2018 no Velli Palace, em Roma. Concedido anualmente, o prêmio reúne artistas do mundo todo, que se destacam em diversos segmentos das artes, e foi idealizado pelos gêmeos italianos Francesco Russo e Salvatore Russo, visionários marchands e curadores, também criadores do Prêmio internacional Leonardo a Vinci. Um dos grandes expoentes de sua geração, Petterson Silva levou o prêmio com a obra intitulado “Aliança” feita com técnica óleo sobre tela, a obra faz uma referência a riqueza da fauna brasileira, um alerta sobre a necessidade da preservação da região pantaneira.

ESTILO E TÉCNICA

Amante da arte em especial da pintura encontrou seu estilo no Realismo, porque gosta de expressar todos os detalhes de cores dos temas pintados “Eu tenho atração pelo belo e clássico, pelo palpável, o que encanta por tamanha riqueza de detalhes” disse ele. Em relação a técnica, Petterson utiliza óleo sobre tela e espatulado, apesar da dificuldade dessa última “A pintura óleo é super tranquilo, mas o espatulado é mais difícil, pois a espatula não trás a leveza e precisão que o pincel proporciona” confessou.

Seu processo criativo se dá aos poucos, antes de iniciar qualquer obra, ele planeja por horas como nos explicou em entrevista “Penso por horas, faço pesquisa de fotos e vídeos, depois esboço no papel, para por último pintar. As vezes viajo para lugares onde a natureza é exuberante, o que me inspira muito. A cabeça vem cheia de ideias!”

Petterson também se comunica com sua criatividade através da música, ele nos contou que músicas cristãs estão sempre na sua playlist no momento de criação. Quando questionado se admira obras de algum artista atual, Petterson não citou nenhum, mas deixou claro sua admiração pelo trabalho de grandes pintores italianos da renascença, Ticiano e Michelangelo.

OBJETIVOS E SONHOS

Petterson sabe que seu trabalho desperta diversas emoções aos expectadores, como ele mesmo confessou, uns choram, outros abrem um imenso sorriso quando observam suas pinturas “Acho lindo quando me falam que é dom de Deus, que lembram que o Criador distribuiu dons e talentos” contou. Contudo, ele tem sonhos a serem realizados “Meu objetivo é tornar minhas pinturas respeitadas e expor em muitos países. Mostrar para várias pessoas que no Brasil tem arte interessante” afirmou.

Confiram a mensagem que ele deixou para os leitores do Arte Sem Fronteiras:

“Expresso minha gratidão a todos que valorizam minhas pinturas, amo ver ou saber do posicionamento da pessoas perante minhas obras. Aos leitores do Arte sem Fronteiras, continuem a prestigiar os artistas, valorizem e elogiem cada trabalho, é importante para o artista ouvir ou ler a opinião do público”.


Mais informações sobre o artista Petterson Silva :
Instagram : @pettersonarte
FacebookPetterson Silva -Art

Veja mais obras do artista:

 

 

Fotos : Arquivo pessoal Instagram/Facebook

Categorias
Pinturas
Pesquisa

Posts mais populares

error: